

Coreia do Norte divulga imagens de Kim Jong-un vistoriando o drone Saetbyol-4 uma réplica do americano RQ-4 Global Hawk. A mídia estatal da Coreia do Norte recentemente revelou imagens do ditador Kim Jong-un vistoriando um voo de testes do drone Saetbyol-4, uma réplica fiel do americano RQ-4 Global Hawk destinado para missões de vigilância e reconhecimento. No mesmo evento ocorrido em 19/09, Kim também observou uma demonstração de ataque com drones suicidas da série Kumsong.

Segundo a agência estatal de notícias KCNA, os testes ocorreram no “Complexo de Tecnologia de Aeronaves Não Tripuladas”, uma instalação militar sediada em uma base aérea não especificada. Durante o evento, Kim estava acompanhado por Oficiais das Forças Armadas Norte-Coreanas e teria ficado muito satisfeito com o que pode testemunhar.

Com cerca de 35 metros de envergadura, o Saetbyol-4 (“Estrela da Manhã 4”) chama a atenção pela enorme semelhança externa com o RQ-4 Global Hawk produzido pela americana Northrop Grumman. O desempenho operacional e as capacidades de missão do Saetbyol-4 são totalmente desconhecidas no ocidente.

“Os drones estão emergindo como um importante recurso militar e estão sendo elevados à posição de prioridade máxima”, afirmou Kim, segundo a KCNA. Ele também ordenou esforços para desenvolver rapidamente a tecnologia de inteligência artificial, bem como a expansão e o fortalecimento das capacidades de produção de drones.

No mesmo dia, os militares da Coreia do Norte também demonstraram para o seu líder supremo os drones suicidas Kumsong, projetados para atacar alvos de superfície. Imagens divulgadas pela KCNA mostraram o drone sendo lançado e atingindo o objetivo com extrema precisão. “Foi uma demonstração de excelência em combate para a grande satisfação do líder supremo”, disse a agência de notícias.

Embora a Coreia do Norte tenha progredido no desenvolvimento de drones, sua indústria enfrenta limitações tecnológicas significativas em comparação com as potências militares ocidentais. Apesar disto, as demonstrações do Saetbyol-4 e do Kumsong demonstram o compromisso do regime de Kim para fortalecer suas capacidades de defesa.

Segundo o analista Hong Min, do Instituto Coreano para a Unificação Nacional de Seul, Kim vê a tecnologia de drones como fundamental para garantir o status de grande potência. “Os drones geram preocupações porque oferecem ameaças de baixo custo e alta eficiência: execução autônoma de missões, maior precisão e letalidade, adequação para produção em massa e maior flexibilidade tática”, afirmou.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO