Coreia do Norte deve converter antigos jatos soviéticos em drones suicidas. A Coreia do Norte está tentando implementar um programa de modernização militar, colocando em prática a conversão de centenas de antigos caças soviéticos em drones kamikazes. A afirmação é de um ex-agente de inteligência sul-coreano em entrevista ao jornal The Korea Times.
“O Norte está tentando transformar aviões de combate soviéticos em drones kamikazes armados com munições de precisão guiadas. Esses drones suicidas serão usados para atacar as principais instalações industriais e de infraestrutura da Coreia do Sul”, disse Choe Su-ryong, ex-agente secreto do Serviço Nacional de Inteligência de Seul (NIS).
Enquanto outros drones militares podem ser controlados remotamente e retornar à base após lançar bombas ou explosivos, os drones suicidas destinam-se a atacar seus alvos levando uma grande variedade de explosivos e mísseis.
Para esse projeto, estima-se que Pyongyang tenha mais de 400 antigos caças de origem soviética, sendo grande parte deles desatualizados tecnologicamente. Em uma entrevista de outubro de 2022, Shin In-kyun, analista de defesa e fundador da Rede Militar da Coreia, disse que o governo norte-coreano teria um total de 431 caças, sendo: 107 MiG-17, 100 MiG-19, 150 MiG-21, 56 MiG-23 e 18 MiG-29.
“Algumas informações dizem que o ‘ Norte’ teria aproximadamente 800 caças, mas acontece que muitos deles são tão antigos e obsoletos que não funcionam mais e, portanto, não podem mais ser chamados de caças”, disse Shin In-kyun.
O governo da Coreia do Sul está elevando seu nível de prontidão e de proteção das suas infraestruturas mais sensíveis e essenciais, especialmente contra ataques de drones. Recentemente o presidente Yoon Suk Yeol solicitou aos seus ministros de defesa para se preparar contra possíveis ataques norte-coreanos.
“Em caso de guerra, a Coreia do Norte tentará destruir a nossa infraestrutura e nossas principais instalações e para paralisar o sistema do Sul. Portanto, precisamos atualizar dramaticamente o sistema de proteção das nossas principais instalações nacionais contra vários tipos de ataques norte-coreanos”, disse Yeol.
@FFO