Coreia do Norte critica venda de helicópteros Apache dos EUA para a Coreia do Sul. O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte denunciou o recente plano dos Estados Unidos de vender helicópteros AH-64E Apache para a Coreia do Sul. De acordo com a agência estatal KCNA, o governo promete tomar medidas adicionais para reforçar seus sistemas de proteção.
O Pentágono anunciou nesta semana que o Departamento de Estado dos EUA aprovou a potencial venda de 36 helicópteros de ataque Apache para a Coreia do Sul. O contrato de US$ 3,5 bilhões envolve além das aeronaves, suporte técnico e logística associada.
Em comunicado divulgado à imprensa pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo de Pyongyang criticou a venda aprovada pelos Estados Unidos, julgando que este negócio aumentará a tensão na região.
“Este é um ato provocativo e imprudente de aumento deliberado da instabilidade de segurança na região”, disse uma autoridade ouvida pela agência norte-coreana KCNA. A fonte ainda acusou Washington de causar desequilíbrio regional e “aumentar o perigo de um novo confronto”.
“A dissuasão estratégica de Pyongyang será ainda mais fortalecida para proteger a segurança e os interesses nacionais e a paz regional”, disse o comunicado, prometendo conduzir atividades militares de forma constante para impulsionar a autodefesa.
@FFO