CORE 21: Preparação para o exercício conjunto entre o Exército Brasileiro e o US Army. No dia 05 de dezembro, militares do 22º Batalhão Logístico Leve do Exército Brasileiro, realizaram a preparação de cargas que serão helitransportadas durante uma operação simulada de assalto aeromóvel, dentro do contexto da Operação CORE 21 (acrônimo para a sigla Combined Operation Rotation Exercise), que ocorre entre 06 e 16 de dezembro.
A preparação contou com a participação de militares do 187º Regimento de Infantaria da 101ª Divisão de Assalto Aerotransportada (Airborne) do Exército dos Estados Unidos da América (US Army), que se adestram com a tropa brasileira em um exercício combinado.
Na oportunidade, os militares de ambos os países trocaram experiências e conhecimentos doutrinários referentes à logística aeromóvel durante uma operação de assalto aeromóvel e sobre a manutenção de uma cabeça de ponte.
Acordada em 2010, a Operação CORE (Combined Operations and Rotation Exercise) envolve com tropas do Exército Brasileiro e do Exército dos Estados Unidos da América, com objetivo de adestrar a interoperabilidade do emprego de tropas de nações amigas, principalmente no que se refere à doutrina e emprego de tropas aeromóveis. O exercício seguirá até 2028, com fases de rodízio entre os dois países. Desta vez, o contexto é o de uma operação aeromóvel (com emprego de helicópteros) que está sendo desenvolvida, nas cidades de Lorena, Cachoeira Paulista (SP) e Resende (RJ).
Divisão dos EUA tem amplo histórico de combate
A 101ª Airborne Division é uma divisão de infantaria leve do exército dos EUA com muita tradição naquele país e altamente experimentada em combates, tendo participado do desembarque.
Fonte: Exército Brasileiro
@FFO