Cope North 2025: primeira participação dos F-35A japoneses. O Exercício Trilateral Cope North 2025 (CN25) está ocorrendo na Base Aérea de Andersen, em Guam, Oceano Pacífico, reunindo as Forças Aéreas dos Estados Unidos (USAF), Austrália (RAAF) e Japão (JASDF). Pela primeira vez, os japoneses participam com seus caças de quinta geração F-35A Lightning II.
Realizado desde 1978, o Cope North tem como principal objetivo melhorar as capacidades de combate e a integração dos três aliados na região do Pacífico. Originalmente o exercício era realizado no Japão, mas desde 1999 foi transferido para a Ilha de Guam, sob a coordenação da Comando da Força Aérea dos EUA no Pacífico (PACAF).
A crescente tensão na complexa região Indo-Pacífico, levou às Forças Aéreas participantes a enviar os seus mais avançados vetores, particularmente seus caças de quinta geração. Assim, a JASDF enviou seis F-35A Lightning II, um avião-tanque Boeing KC-46A Pegasus e dois E-2D Advanced Hawkeye de alerta e controle antecipado, juntamente com um contingente de 250 militares.
A participação dos F-35A da USAF, RAAF e JASDF no NC25 é o resultado de uma reunião trilateral de ministros da defesa realizada em maio de 2024, quando foi firmado o acordo para conduzir pelos próximos dois anos, exercícios conjuntos em cada país envolvendo caças de quinta geração.
O Cope North 2025 ocorre entre os dias 03 e 21 de fevereiro e se concentra na realização de treinamentos de “Combat Air Force/Large Force Employment (CAF/LFE) em um cenário realístico e contemporâneo para melhorar a interoperabilidade trilateral de sistemas de quinta geração”, detalhou a PACAF.
@FFO