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COP30 provoca mudanças na Área de Controle Terminal de Belém

30 de setembro de 2025
COP30 provoca mudanças na Área de Controle Terminal de Belém. Foto: FAB.
COP30 provoca mudanças na Área de Controle Terminal de Belém. Foto: FAB.

COP30 provoca mudanças na Área de Controle Terminal de Belém. A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), prevista para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro em Belém (PA), provocou mudanças importantes no espaço aéreo da capital paraense. O objetivo é garantir a segurança e a absorção da alta demanda de aeronaves esperadas durante o evento internacional.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) preparou a nova circulação da Área de Controle Terminal de Belém (TMA-BE), onde foram otimizados os Procedimentos de Chegada (STAR), Procedimentos de Saída (SID), Procedimentos de Aproximação por Instrumentos (IAP) e Rotas Especiais de Aeronaves (REA)/ Corredores e Circuitos Visuais (CCV).

As operações rotineiras do Aeroporto Internacional de Belém (BEL/SBBE) variam conforme o período do ano. Em novembro de 2024 houve 4.494 movimentos aéreos, com uma média diária de 150 movimentos.  Espera-se um incremento de 50% para novembro de 2025, com expectativa de aumento pontual de até 80 movimentos diários exclusivamente em função da conferência.

A otimização da TMA-BE faz parte do Projeto Eco Norte, coordenado pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e pelo Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV). Como parte do Programa SIRIUS Brasil, a iniciativa busca diminuir a complexidade nos procedimentos de chegada e saída dessa Terminal, assim como em Cuiabá e Manaus. As medidas implementadas visam ainda a redução da emissão de CO2 através de trajetórias de voo mais eficientes entre os principais pares de cidades da Região Norte do país.

Além disso, o DECEA vai intensificar suas operações para garantir a segurança, fluidez e eficiência do tráfego aéreo, através da ativação da Sala Master de Comando e Controle – estratégia já adotada em grandes eventos internacionais realizados no Brasil, como a Reunião de Cúpulas do G20 e do BRICS. A iniciativa reúne militares e civis de diferentes órgãos governamentais, forças de segurança, entidades do setor aéreo e concessionárias aeroportuárias.

Atualmente, a Torre de Controle (TWR) de Belém dispõe de 27 controladores, enquanto o Controle de Aproximação (APP) conta com um efetivo total de 28 controladores. Durante a COP 30, mais 12 controladores oriundos de outras unidades reforçarão a capacidade de atendimento da Área de Controle Terminal de Belém.

As operações rotineiras na TWR são efetuadas com o controle de até seis movimentos simultâneos, enquanto a TMA-BE está dimensionada para absorver até 14 aeronaves simultaneamente, o que permitirá a manutenção do fluxo aéreo durante o evento da COP30. O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao DECEA que gerencia o fluxo aéreo em âmbito nacional, manterá o fluxo otimizado considerando as características da infraestrutura disponível.

Em busca de assegurar a plena familiarização de todos os envolvidos com a nova circulação, entre maio e agosto de 2025 foram realizados treinamentos presenciais no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), envolvendo os 54 controladores do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Belém (DTCEA-BE) e os 12 controladores de outras unidades que trabalharão em Belém durante a COP 30.

Por sua vez, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) realizou simulações em tempo real para validação dos novos procedimentos e cartas, bem como reuniões operacionais com pilotos da aviação geral e militar no DTCEA-BE.

Fonte: FAB

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