Controle de Tráfego Aéreo na EXCON Tápio 2022. Presentes no Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2022, os Controladores de Tráfego Aéreo atuam para viabilizarem os pousos e as decolagens das aeronaves pertencentes aos Esquadrões de Caça, Transporte, Reconhecimento e Asas Rotativas da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante o dia, e também à noite, o espaço aéreo da Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul, onde os treinamentos ocorrem, passa a ser diferenciado por conta das movimentações dos aviões.
A Comandante do Departamento de Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande (DTCEA-CG), Major Aviadora Débora Ferreira Monnerat, comenta acerca da importância dos controladores na Tápio, considerado um dos maiores exercícios operacionais realizados pela FAB. “Para esta missão, existe toda preparação por parte dos controladores. Antes das atividades iniciarem, eles passam por um simulador, retratando exatamente as operações desse exercício. Ainda, aumentamos a quantidade de militares na torre para que realmente a Tápio possa ocorrer com segurança”, destaca a Oficial.
Atuação dos Controladores de Tráfego Aéreo
Os controladores prestam serviços necessários para a circulação aérea geral (aviação civil) e a operacional (aviação militar). No Brasil, o Sistema de Controle do Espaço Aéreo é integrado, o que contribui para uma melhor articulação desse importante serviço prestado à sociedade brasileira. O profissional participa da vigilância do espaço aéreo brasileiro e controla as missões da defesa aérea do país, mas também atua na coordenação do tráfego civil. Na aviação civil, participa de todas as etapas, desde a decolagem das aeronaves, o percurso que elas seguem nas aerovias, ou seja, nas “estradas” do céu, até o pouso. Estes profissionais estipulam procedimentos de subida e descida, prestam serviços de informação de voo e fornecem importantes informações meteorológicas.
Fonte: FAB
@FFO