Controladores de Voo da Marinha realizam treinamento em simulador. Os Controladores de Voo da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), da Marinha do Brasil (MB), recentemente concluíram um treinamento simulado para situações adversas no aeródromo. Os exercícios foram realizados em um simulador 3D, e envolveram as mais diversas situações, desde emergência aeronáutica, degradação das condições meteorológicas, aumento no volume de tráfego, operações com aeronaves do Exército Brasileiro, saídas por instrumentos, incursão em pista, interferência ilícita, entre outros.
Para isso, a “Torre Aldeia” (TWR-ES) – indicativo de chamada no rádio da Torre de Controle da BAeNSPA – iniciou o Programa de Atividades e Emprego dos Laboratórios de Simulação (PAELS), realizado nas instalações do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) da Força Aérea Brasileira (FAB), em São José dos Campos (SP).
Antes de iniciar o treinamento propriamente dito, foi necessário preparar o simulador do ICEA, com a inserção dos exercícios no banco de dados do computador e, posteriormente validar os novos programas com todas as aferições e testes necessários.
Neste ano, cerca de 86% do efetivo da TWR-ES passou pelo PAELS pela primeira vez, contribuindo para a manutenção do título de melhor Torre de Controle de aeródromo do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), com índice de 100% de eficiência em 2021.
Este adestramento reforça a cultura de segurança operacional do efetivo da Torre Aldeia, e contribui com o aumento da consciência situacional dos Controladores, com objetivo de manter a melhoria contínua da prestação do serviço de controle de tráfego aéreo prestado pela BAeNSPA.
Fonte: Marinha do Brasil
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO