• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Controladores de Voo da FAB poderão voar no jump seat de voos comerciais

12 de agosto de 2023
Controladores de Voo da FAB poderão voar no jump seat de voos comerciais (Fotos: DECEA).
Controladores de Voo da FAB poderão voar no jump seat de voos comerciais (Fotos: DECEA).

Controladores de Voo da FAB poderão voar no jump seat de voos comerciais. Um Acordo de Cooperação Operacional assinado, na manhã desta segunda-feira (07/08), pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pelas companhias Azul, Gol e Latam, vai permitir que controladores de tráfego aéreo acompanhem voos comerciais nos assentos extras das cabines de comando (jump seat) e troquem informações com os pilotos.

Os profissionais poderão trocar experiências e gerar relatórios, que contribuirão para a melhoria do fluxo das aeronaves e para a segurança das operações. O projeto, que tinha sido descontinuado em 2008, agora terá duração por mais cinco anos.

Os controladores poderão voar nas rotas que controlam e poderão visitar um outro órgão operacional, com o qual interagem no dia a dia. Ao retornarem para a sede, compartilharão suas observações sobre como tornar o serviço mais eficiente, destacando as limitações e características do trabalho das companhias aéreas. Espera-se que esse retorno contribua para o aperfeiçoamento de normas e de manuais e, consequentemente, para a aviação nacional e para o bem-estar dos passageiros.

O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, reforçou o interesse da Força Aérea Braseira de manter a parceria, que proporciona o aprimoramento da gestão do espaço aéreo. “Este acordo marca a retomada de um exercício que aproxima o piloto do órgão prestador de serviço, que é o DECEA. Precisamos sempre verificar se o que estamos fazendo está atendendo as necessidades do setor ou se há pontos que podem ser melhorados. Também colocamos os nossos centros de controle à disposição para que sejam visitados pelos aviadores”, afirmou o Oficial-General, reforçando que, nos últimos anos, 34 destacamentos já receberam visitas de pilotos das companhias aéreas.

Danilo Marcondes de Andrade, Diretor de Operações da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, afirmou que o Acordo proverá mais eficiência para a aviação brasileira. “Porque essa experiência nos permite entender melhor as questões, discutir e fazer ajustes, para deixar o tráfego mais fluido, aumentando também o nível de segurança operacional”, destacou.

O gerente Institucional de Rotas da Azul Linhas Aéreas, Paulo Fontes, reforçou a importância do diálogo entre estas instituições. “O objetivo principal é que tenhamos conhecimento do que acontece dos dois lados, para que possamos identificar oportunidades de melhorias, tanto por parte das empresas, quanto por parte do DECEA. Essa sinergia é muito importante, principalmente para a segurança de voo”, avaliou.

Para Alexandre Marqueto, coordenador de Instrução da LATAM Airlines do Brasil, o projeto contribui também para o aperfeiçoamento do trabalho dos pilotos. “O voo de cabine permite que cada um conheça a rotina do trabalho do outro, identificando o que pode ser melhorado na realidade do voo, o que é de extrema importância para a eficiência da aviação. Todos só temos a ganhar com esse programa”, enfatizou.

Fonte: FAB/DECEA

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login