Contrato de manutenção para os F-35A da RAAF. O Departamento de Defesa da Austrália assinou na virada do ano um contrato válido por cinco anos com a BAE Systems Australia para fornecer suporte e apoio logístico às operações dos Lockheed Martin F-35A Lightning II da Royal Australian Air Force (RAAF).
O contrato de serviços ao F-35A (AVSS – Air Vehicle Support Services) está avaliado em mais de US$ 80 milhões e fornecerá uma suplementação crítica para a força de trabalho de manutenção e logística, bem como suporte da cadeia de suprimentos para a frota australiana de F-35A das bases da RAAF em Williamtown (3 Sq, 77 Sq e 2 OCU) e Tindal (75 Sq).
O oficial comandante do escritório do programa de sistemas de combate aéreo, Group Captain Al Wherrett, disse que o contrato representa um marco significativo, como sendo o primeiro contrato de suporte realizado diretamente entre o Departamento de Defesa e a BAE Systems Australia para suporte ao F-35A.
“Este contrato fornecerá o suporte técnico e logístico necessário diretamente onde for necessário e, assim, ajudará a Força Aérea a garantir a capacidade do F-35A”, disse Wherrett.
A BAE Systems Australia fornecerá até 46 funcionários sob o contrato AVSS, que serão incorporados à 81 Wing, fornecendo suporte direto no solo, lado a lado com o pessoal técnico e logístico da RAAF.
“Isso aliviará a pressão sobre o pessoal da Força Aérea, permitindo que eles se concentrem em suas principais funções operacionais”, disse o Group Captain Al Wherrett.
Especificamente, o contrato AVSS fornecerá:
O governo australiano aprovou a aquisição de 72 aeronaves F-35A Lighting II para substituir a frota F/A-18A/B Hornet. Até o momento, 45 jatos foram entregues a RAAF com os demais devendo ser entregues até o final de 2023.
@CAS