

Contrato da Saab para venda de caças à Colômbia inclui produção no Brasil. Os dezessete caças Saab Gripen E/F encomendados pela Força Aérea Colombiana (FAC), serão produzidos na Suécia e no Brasil. A informação foi confirmada por Micael Johansson, CEO da Saab, em uma entrevista no final do mês passado.
“O contrato que assinamos com a Colômbia será apoiado pelas linhas de produção da Suécia e do Brasil. Isso é parte do contrato, sim”, confirmou Johansson em uma entrevista no Canadá, sem detalhar a quantidade de aeronaves produzidas por cada unidade.
Em 14 de novembro passado, a Colômbia e a Saab assinaram um acordo de € 3,1 bilhões envolvendo a aquisição de 15 caças Gripen E (monopostos) e dois Gripen F(bipostos) para reequipar a Força Aérea Colombiana.

A linha de montagem brasileira do caça foi inaugurada em 2023 na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo. A Saab já havia indicado que buscaria utilizar a nova instalação como centro de exportação, visando vendas para eventuais clientes da América do Sul.
Em 2010, o Brasil assinou um contrato com a Saab envolvendo a compra de 36 caças Gripen E/F, sendo que que 15 dessas aeronaves devem ser produzidas no país através de um acordo de transferência de tecnologia.
Em outubro, o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Júnior, reiterou que a empresa está preparada para apoiar a Saab em futuros contratos internacionais que utilizem a linha brasileira.
“Saab nos vê como uma solução para aumentar sua capacidade de entrega e tem contado conosco em várias campanhas ao redor do mundo“, afirmou Bosco. “Estamos muito motivados e muito alinhados com a Saab para fazer parte dessa solução“, acrescentou.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO