Conheça o trabalho de aerofotogrametria do Instituto de Cartografia Aeronáutica. O Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), organização subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB), tem a missão de disponibilizar para a comunidade aeronáutica os dados de terreno e obstáculos dos principais aeroportos do Brasil.
A coleta desses dados é realizada através de um levantamento aerofotogramétrico, que é um dos métodos utilizados para fazer o mapeamento da superfície terrestre. O voo é realizado por uma aeronave, na qual é acoplada uma câmera que cobre toda a área a ser mapeada. A partir das imagens tiradas através desse aerolevantamento é feito uma interpretação dos dados para obter a informação do terreno e dos obstáculos.
Segundo a Chefe da Seção de Gerenciamento de Dados de Terreno e Obstáculos do ICA, Tenente Engenheira Cartógrafa Priscila Negrão, esses dados são referentes às informações sobre as características físicas do terreno e dos obstáculos no entorno de um aeroporto ou pista de pouso, que são coletados e compilados em uma base de dados cartográficos para garantir a segurança das operações aéreas.
“Esses dados incluem informações sobre a elevação do terreno, de montanhas, de edifícios, de torres, de árvores, de postes de energia elétrica e de outros objetos que possam interferir no espaço aéreo ao redor do aeroporto”, pontuou a Oficial.
No ICA, a análise dos obstáculos é realizada em 3D, utilizando software e hardware apropriados, com o intuito de ter uma produção de base precisa e confiável para posterior divulgação. “Os dados de terreno e obstáculos são essenciais para a navegação aérea. É um trabalho que requer muita responsabilidade, conhecimento técnico e atenção ao fazer a análise e identificação dessas informações”, acrescentou a Tenente Priscila.
Esses dados são disponibilizados no Portal GeoAISWEB, que está disponível na internet para acesso pelo usuário, seja do Brasil ou de outro país.
Instituto de Cartografia Aeronáutica
O ICA é a única organização brasileira responsável por planejar, gerenciar, controlar e executar as atividades relacionadas com a cartografia aeronáutica, com as informações aeronáuticas, com a elaboração de procedimentos de navegação aérea e concepção do espaço aéreo.
Fonte: FAB/DECEA
@FFO