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AEL Sistemas produz o HMD para os pilotos de Gripen E

9 de junho de 2021
AEL Sistemas produz o HMD para os pilotos de Gripen E (Foto: Saab).

AEL Sistemas produz o HMD para os pilotos de Gripen E. O capacete com mira montada (HMD – Head Mounted Display) forneceu ao piloto de caça um nível superior de consciência situacional, tornando mais fáceis o engajamento dos alvos. O equipamento ajuda os caçadores a localizar os seus alvos com maior precisão e facilidade, para neutralizar a ameaça mais rapidamente.

Equipado com o HMD, o piloto move apenas a cabeça em direção ao alvo, em vez de manobrar a aeronave, para mirar e ativar os sensores e os mísseis no objetivo, rapidamente. Isso permite que os pilotos identifiquem melhor os alvos aéreos e na superfície, maximizem o desempenho de missão. Juntamente com a opção de visão noturna, esse capacete é o um grande aliado dos pilotos.

Os pilotos de Gripen E da SwAF e da FAB, usarão o HMD da AEL (Foto: Saab).

“Você pode usar uma técnica diferente com um HMD. Isso porque o capacete com mira montada permite maior consciência situacional. Dessa forma, a localização com precisão é mais simples e nós atiramos mais rápido”, disse o piloto de teste do Gripen, Jakob Högberg.

O sistema também pode determinar alvos para o piloto, levando a uma avaliação mais eficiente da situação tática. O HMD mostra também informações vitais de voo, como altitude e velocidade no ar. Além disso, localiza os alvos com precisão e fornece dados suplementares de rastreamento.

“A realidade é combinada com o sistema, já que a localização é sobreposta ao que o piloto vê”, explicou Högberg.

Os pilotos da Força Aérea Sueca (SwAF), e da Força Aérea Brasileira (FAB), usarão o HMD chamado Targo, desenvolvido pela empresa brasileira AEL Sistemas, localizada em Porto Alegre (RS), uma das empresas beneficiárias do Programa Gripen no Brasil.

A AEL Sistemas produz o HMD e o painel WAD que equipa o Gripen E (Foto: Saab).

Para máxima eficácia, o capacete é personalizado para cada piloto, assegurando, assim, que o visor esteja posicionado na altura e na distância correta dos olhos. Os sensores do capacete devem ainda serem calibrados com os da aeronave, para que a informação mostrada esteja no lugar certo em relação à realidade. Com a personalização e calibração, o aviador tem alta precisão e evita perda de imagem.

Desenvolvido inicialmente para equipar os caças Gripen a fim de atender às necessidades operacionais da FAB, além do Head Mounted Display (HMD), a AEL Sistemas ainda fornece outros dois displays de cabine – o Wide Area Display (WAD) e o Head-Up Display (HUD) – que também equiparão os caças da Força Aérea Sueca. Este acordo tornou a AEL uma das principais fornecedoras globais da Saab, ampliando a parceria entre as empresas.

“Este é mais um resultado excepcional da parceria de tecnologia com a indústria brasileira. A Saab conseguiu aliar sua expertise em integração de sistemas complexos e no desenvolvimento e construção de caças, com o trabalho de altíssima qualidade de empresas brasileiras como a AEL Sistema, responsável pelos avançados displays de cabine do Gripen. Hoje, todos os caças Gripen E/F que produzimos têm esses equipamentos de ponta, que são produzidos no Brasil ”, disse Linus Narby, chefe do contrato do Gripen Brasil na Saab.

@FFO

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