Congresso dos EUA barra aposentadoria de caças F-22 Raptor. O Congresso dos Estados Unidos devem negar pelo segundo ano consecutivo, a solicitação USAF para desativar parte dos caças F-22 Raptor mais antigos da sua frota. A alegação do Comando da Força Aérea se tornou muito caro manter a prontidão dessas aeronaves.
A argumentação da USAF é que os Lockheed Martin F-22A Block 20 estão defasados tecnologicamente, e sua atualização consumirá um valor muito alto. Com a aposentadoria dessas células mais antigas, a USAF pretendia investir o orçamento extra no projeto do futuro caça de sexta geração NGAD (Next Generation Air Dominance).
Após muitas discussões entre Câmara e Senado, na quarta-feira (06/12) o Congresso Americano divulgou o projeto de lei para o orçamento de defesa do ano fiscal de 2024, cujo no valor estimado é de US$ 886 bilhões.
O projeto inicial da USAF previa aposentar no ano-fiscal de 2024 mais de 300 aeronaves de diversos modelos, entre elas os F-22 Block 20. No entanto, o Congresso barrou parte das intenções da Força Aérea, aprovando parte das aposentadorias, incluindo os caças F-15C/D e jatos de ataque A-10 Warthogs. O projeto de lei de defesa também impõe limites a vários outros planos de desinvestimento da USAF, incluindo dos F-15E , e exige um inventário mínimo de 1.112 aeronaves na frota.
O Congresso está exigindo da USAF e da US Navy informações atualizadas sobre o andamento dos projetos de drones de combate colaborativos, ou CCA (Collaborative Combat Aircraft).
Os legisladores americanos também incluíram diversas disposições sobre o programa do avião-tanque KC-46 Pegasus da USAF, em uma tentativa de auxiliar na maturação do problemático projeto. Além disso, o projeto de lei pede que o Pentágono encontre maneiras de agilizar a entrega de quatro KC-46A encomendados por Israel, além de considerar a implantação de aviões-tanque KC-46 da USAF no aliado do Oriente Médio que atualmente está em guerra contra o Hamas.
O projeto de lei suspende a próxima compra de aviões-tanque até que a USAF forneça “um cronograma atualizado sobre o programa do Sistema de Reabastecimento Aéreo de Próxima Geração e uma análise sobre o projeto de recapitalização dos KC-135″.
Em sua disposição, os legisladores incluíram a manutenção de uma linha de produção da Lockheed Martin para o helicóptero de resgate de combate HH-60W. Anteriormente a USAF alegou que este programa de helicópteros não eram particularmente úteis na região da Ásia.
A votação do projeto de lei de política de defesa é esperada em breve, primeiro pelo Senado e depois pela Câmara, na esperança de que o presidente Biden o assine antes do final deste ano de 2023.
Fonte: Defense One
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