Os congressistas americanos tornaram mais difícil para a USAF aposentar sua aeronave Northrop Grumman E-8C Joint Surveillance Target Attack Radar System (JSTARS). O plano da Força Aérea era retirar estas aeronaves de serviço gradualmente, tanto que a primeira já havia sido desativada em 5 de outubro de 2020.
O E-8C Joint STARS, é uma plataforma aérea de gerenciamento do campo de batalha, comando e controle, inteligência, vigilância e reconhecimento. Sua missão principal é fornecer aos comandantes terrestres e aéreos monitoramento e seleção de alvos que contribuam para o atraso, interrupção e destruição das forças inimigas.
A Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA – National Defense Authorization Act) do ano fiscal (FY) de 2021 elimina uma disposição anterior, que exigia que a USAF declarasse primeiro a capacidade operacional inicial (IOC – Initial Operational Capability) para o Incremento nº 2 do Sistema de Gerenciamento de Batalha Avançado (ABMS – Advanced Battle Management System) da chamada internet das coisas (IoT – Internet-of-Things), antes de aposentar a aeronave JSTARS. O IOC é um “ponto no tempo” entre a fase de produção e implantação, onde um sistema (ou aeronave) pode atender aos recursos operacionais mínimos.
Assim os legisladores dos EUA tornaram mais difícil para a USAF aposentar as plataformas JSTARS, pois se antes era necessário apenas declarar o IOC, agora o sistema tem que estar FOC (Full Operational Capability) para garantir a retirada dos 16 E-8C em serviço na USAF.
Na prática, para aposentar as plataformas JSTARS, a Força Aérea deve agora certificar ao Congresso que identificou uma capacidade operacional plena. A USAF também deve certificar-se de que tal substituição oferece recursos comparáveis ou superiores aos fornecidos pelas aeronaves JSTARS.
Um relatório crítico do Government Accountability Office (GAO) sobre o ABMS de abril de 2020, demonstrou que a USAF não tinha certeza sobre o que queria fazer com o sistema. A USAF provavelmente estava adotando uma abordagem de desenvolvimento não convencional no ABMS – dizia o relatório.
O FY 2021 NDAA reforça a USAF que retirar as plataformas JSTARS, somente se o ABMS for confiável e operacional.
@CAS