O Government Accountability Office (GAO) do Congresso dos EUA, recomenda para a U.S. Navy (USN), o limite de produção de seis helicópteros Sikorsky CH-53K King Stallion por ano, até a conclusão do Initial Operational Test & Evaluation (IOT&E). A taxa de produção recomendadas é menor do que o planejado pela USN.
Em um relatório divulgado em 04 de março, o GAO disse que aumentar a produção além dos seis atuais por ano, em face às pendências e testes a serem realizados, pode elevar os custos e atrasar a entrega de aeronaves adequadamete. O GAO disse ser mais prudente estender o cronograma até a conclusão dos testes, para evitar custos com retrofit de aeronaves produzidas antes das alterações recomendadas pelas futuras avaliações.
A entidade informa que a produção em série dos CH-53K, sobreposta à campanha de testes em desenvolvimento, é um sério risco de aumento nos custos do projeto. Iniciados em 2017, a conclusão do programa de testes operacionais está prevista para o final do ano fiscal de 2022. A USN planeja adquirir 38 helicópteros em LRIP (low-rate initial production) ao longo de seis anos.
O Government Accountability Office é o órgão do Poder Legislativo dos Estados Unidos responsável por serviços de auditoria, avaliações e investigações das contas públicas do governo americano.
@FFO