Confirmado! Novo bombardeiro B-21 Raider da USAF será lançado em 2 de dezembro. A USAF e a Northrop Grumman lançarão o novo bombardeiro B-21 Raider no próximo dia 2 de dezembro, nas instalações da Air Force Plant 42, em Palmdale, Califórnia. O anúncio foi feito pela fabricante na sua conta no Twitter. O B-21 Raider será o primeiro bombardeiro estratégico da USAF desde 1988, quando o B-2 Spirit foi apresentado naquele mesmo local.
O evento será apenas para convidados da USAF, autoridades políticas e um número limitado de representantes da mídia, de acordo com fontes do Pentágono e da indústria. A captação de imagens será permitida, mas a USAF restringirá o tamanho das lentes que os fotógrafos poderão usar no evento, e a visualização da aeronave será limitada a uma seção da instalação. Nenhuma nova fotografia ou arte está planejada para ser lançada no evento de lançamento do B-21.
Conforme noticiamos em setembro, o Secretário Assistente de Aquisição da USAF, Andrew Hunter, durante a Air, Space & Cyber Conference 2022, informou que o lançamento do B-21 aconteceria na “primeira semana de dezembro”, atendendo a declarações de serviço anteriores de que o evento aconteceria até o final do calendário de 2022.
O primeiro B-21 precisa sair da instalação de produção de alta segurança para iniciar os testes de motores e táxis externos em preparação para seu primeiro voo. A atividade externa significará que a aeronave será visível de fora da fábrica nos próximos meses.
Pelo menos seis B-21 estão em diversos estágios de montagem, disse a USAF. O primeiro voo é esperado para meados de 2023, e acontecerá cerca de um ano após a previsão inicial da USAF. Não foi informado o motivo do atraso, mas foram descartados problemas na cadeia de suprimentos decorrentes da pandemia de COVID.
Em 2015, quando a USAF concedeu o contrato para o programa do então novo “Bombardeiro de Longo Alcance”, disse que teria pelo menos uma unidade operacional em “meados da década de 2020”. O Comando de Ataque Global da USAF expressou suas necessidades para até 150 B-21, mas oficialmente, a o pedido para “pelo menos 100 as aeronaves”.
Projetado para substituir a atual frota de Rockwell B-1B Lancer e Northrop Grumman B-2 Spirit, o novo B-21A Raider será um bombardeiro furtivo para missões convencionais e nucleares, que promete inaugurar um novo capítulo na história da da USAF. Até o final da próxima décadas, espera-se que sejam fabricados entre 80 e 100 unidades para equipar os esquadrões da USAF.
@FFO