• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Concluída última fase do Projeto de Serviço de Informação de Voo na FIR Amazônica

1 de setembro de 2025
Concluída última fase do Projeto de Serviço de Informação de Voo na FIR Amazônica. Foto: FAB.
Concluída última fase do Projeto de Serviço de Informação de Voo na FIR Amazônica. Foto: FAB.

Concluída última fase do Projeto de Serviço de Informação de Voo na FIR Amazônica. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) concluiu neste mês de agosto a última fase do Projeto Serviço de Informação de Voo (FIS) na Região de Informação de Voo Amazônica (FIR-AZ). O projeto compõe o empreendimento PFF 007: Evolução da Comunicação, Navegação, Vigilância e Inspeção em Voo, que integra o programa SIRIUS Brasil.

Com isso, o FIS passará a ser prestado integralmente por meio de posições e frequências dedicadas no espaço aéreo classe Golf (abaixo do nível de voo 150), com o objetivo de atender de forma mais eficiente os usuários da FIR-AZ, a qual integra uma área de aproximadamente 5,2 milhões de quilômetros quadrados e que compreende mais de 50% do espaço aéreo sobre o Brasil.

As fases do projeto compreenderam a ativação do FIS-AZ nos setores norte e sul das regiões Belém, Manaus e Porto Velho. A inauguração ocorreu em 26 de dezembro de 2024, com a ativação do serviço na região sul de Belém, seguida pela região norte (janeiro de 2025), sul e norte de Manaus (março e abril de 2025, respectivamente) e norte e sul de Porto Velho (maio e agosto de 2025, respectivamente).

Especialmente na FIR-AZ, o ganho operacional para os aeronavegantes é muito expressivo devido às especificidades da região, que é permeada por florestas e rios, e possui poucos aeródromos de alternativa.

Com a conclusão das fases, o DECEA reforça seu compromisso com a segurança operacional de aeronaves em baixa altitude, amplia a eficiência na prestação dos Serviços de Informação de Voo e Alerta (FIS), e nas operações de Busca e Salvamento (SAR), além de contribuir para a redução da carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo, tendo em vista que a expectativa é de que o FIS no espaço aéreo classe Golf seja prestado por profissionais da área de Comunicações.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login