Concluída seção principal da fuselagem do primeiro An-178P da Ucrânia. A indústria ucraniana Antonov Company, concluiu em 20 de maio a montagem da estrutura principal da fuselagem do primeiro cargueiro militar An-178-100P. A aeronave é a primeira de três unidades, encomendadas em dezembro do ano passado pelo governo ucraniano para equipar a Povitryani Sili, ou Força Aérea Ucraniana (UAF).
O An-178-100P é uma versão aprimorada do An-178, projetada para substituir as antigas aeronaves de transporte militar soviéticas An-12 e An-26. Segundo o fabricante, a aeronave terá desempenho robusto e baixos custos operacionais.
Com um alcance máximo de 4200 km, o bimotor terá capacidade de carga útil para até 18 toneladas. O compartimento principal foi projetado para movimentação rápida das cargas, com um piso equipado com roletes embutidos, dois guinchos elétricos para até uma tonelada cada.
Através de uma rampa traseira, poderão ser embarcados grandes volumes, como veículos militares de transporte e combate pesados e contêineres 1C de alta capacidade, modelos marítimos largura de 2,44 metros.A Antonov afirma que o An-178 poderá realizar lançamentos aéreos de cargas, inclusive veículos com peso de até 7,5 toneladas.
Quando configurado para transportar tropas, o An-178-100P será capaz de acomodar até 90 soldados ou 70 pára-quedistas. A cabine de carga também permite configurações para o transporte aeromédico, com capacidade para até 48 macas e 15 acompanhantes sentados, ou oito módulos médicos em Missões de Evacuação Aeromédica (MEDEVAC).
Estas características tornarão o novo An-178P uma importante aeronave de transporte logísticos, inclusive em operações de suporte humanitário.
Equipado com dois motores Progress D-436-148FM, o An-178-100P foi projetado com base em versões anteriores, e sua estrutura e equipamentos terão cerca de 55% compatíveis aos An-148 e An-158. A fuselagem deverá estar concluída até o final deste ano.
@FFO