Conceito LAC será testado nos EUA. Em abril de 2022, os Estados Unidos testarão o conceito do Lightning Aircraft Carrier (LAC), quando três esquadrões de F-35B Lightning II do Corpo de Fuzileiros Navais Americano (United States Marine Corps – USMC) embarcarão no USS Tripoli (LHA-7). O conceito LAC foi apresentado pela primeira vez pelo USMC em seu Plano de Aviação Marítima de 2017 e encontra sua origem no período em que os AV-8 Harriers operavam a partir de Navios de Assalto Anfíbio.
No teste, um total de 20 Lockheed Martin F-35B Lightning II conduzirão operações em vários cenários a bordo do USS Tripoli. Os esquadrões que formarão o núcleo das 20 aeronaves serão o Marine Operational Test and Evaluation Squadron 1 (VMX-1) – “Mihi Cura Futuri” (MV-5x); do Marine Fighter Attack Squadron 211 (VMFA-211) – “Wake Island Avengers” (CF-xx) e do Marine Fighter Attack Squadron 225 (VMFA-225) – “Vikings” (CE-xx), todos sediados na MCAS de Yuma – Arizona.
Em 2019, a US Navy e o USMC testaram o conceito do Lightning Carrier guarnecer um navio de assalto anfíbio com os F-35B. Uma imagem mostrou o convés de voo abarrotado do USS America (LHA-6) com treze F-35B e um MH-60S posicionados no convés de voo. Como seus homólogos, o USS America e o USS Tripoli não possuem um convés full, isto é, que permita o uso da aérea de pista. Em vez disso, eles foram construídos com espaço extra para apoiar aeronaves como o F-35B com tudo o que os acompanha, como combustível, pessoal de manutenção, espaço e equipamentos e munição.
Os Lightning Aircraft Carrier fornecerão um potencial significativo para expandir o poder de fogo naval. Os navios de assalto anfíbios poderiam ser incorporados às forças-tarefa de porta-aviões convencionais para aumentar o poder aéreo, ou poderiam ser implantados em grupos de prontidão anfíbios separados para dispersar a força para aumentar a capacidade de sobrevivência e letalidade.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS