Compass Call da USAF voa pela primeira vez. A L3Harris Technologies anunciou no dia 6 de outubro que havia concluído o primeiro voo da nova aeronave de guerra eletrônica EC-37B Compass Call da USAF, projetada para combater ameaças inimigas. A L3Harris está liderando a integração do sistema de guerra eletrônica ao Compass Call, que usa como base a plataforma do jato Gulfstream/IAI G550 CAEW (Conformal Airborne Early Warning).
O G550 CAEW tem maior velocidade, resistência e maior alcance em comparação com a aeronave Lockheed Martin EC-130H Hercules, proporcionando uma capacidade de sobrevivência significativamente melhorada. O sistema Compass Call é um conjunto de armas de ataque eletrônico tático aerotransportado que interrompe as comunicações de comando e controle do inimigo, radares e sistemas de navegação para restringir a coordenação do espaço de batalha do adversário. O sistema apoia a supressão das defesas aéreas inimigas, impedindo a transmissão de informações essenciais entre os adversários, seus sistemas de armas e redes de controle.
O Compass Call fornece capacidade de ataque ao EC-130H desde 1981 e agora está sendo implantado a plataforma Gulfstream G550 CAEW, que na USAF será chamada de EC-37B Compass Call. A BAE Systems é líder em engenharia, integração e teste de sistemas de missão, bem como o principal contratante para o sistema de missão. a L3HArris é a responsável pela integração dos sistemas eletrônicos.
O sistema tem uma arquitetura de sistema aberta modular, que permite a integração rápida de novas tecnologias e reduz o custo geral de atualizações futuras. Seu tamanho, peso e potência permitem que os clientes adicionem novos recursos para mudanças nas necessidades da missão.
“A iniciativa da USAF garante que ela possa continuar sua missão crítica de guerra eletrônica por muitos anos”, disse Luke Savoie, presidente da L3Harris Aviation Services. “Nossa colaboração com os companheiros de equipe BAE e Gulfstream permitirá que a Força Aérea supere seus adversários e se oponha às tecnologias emergentes.”
O programa Air Force Compass Call está em operação há 40 anos. A frota EC-130H é a aeronave da USAF mais antiga de Guerra Global contra o Terrorismo, servindo como plataforma principal da EW desde 2002, na missão antiterror. O programa da USAF prevê a aquisição de 10 EC-37B, dos quais seis já foram encomendados. A entrega do primeiro EC-37B deverá ocorrer em dezembro de 2022.
A plataforma G550 CAEWjá é empregada para este tipo de missão com a Aeronautica Militare Italiana (AMI) onde é designado E-550 e na Israel Air Force (IAF), onde é designado G550 Eitan.
@CAS