• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Companhia privada canadense, negocia adquirir a frota de F-16 Netz de Israel

2 de dezembro de 2020
Israel tem 29 F-16A/B Netz fora de serviço, à venda (Foto: IAF).

A empresa canadense Top Aces, especializada em fornecer treinamento para pilotos de caça de forças aéreas, está negociando com o Ministério da Defesa de Israel (MoD), para a aquisição de 29 General Dynamics F-16A/B “Netz”, desativados pela Força Aérea Israelense (IAF) em 2016. De acordo com a mídia israelense, cada aeronave está avaliado em cerca de US$ 3,5 milhões.

Os “Netz” (denominação israelense para os F-16A/B), foram os primeiros Fighting Falcons operados por Israel, a partir do início dos anos 1980. Eles tem em seu crédito uma enorme quantidade de vitórias em combate. Entre as operações mais conhecidas realizadas pelos F-16A/B Netz, está a Operação “Opera”, na qual as aeronaves israelenses destruíram o reator nuclear Osirak, no Iraque, em 1981. No ano seguinte, os Netz participaram da primeira Guerra do Líbano, ajudando a abater aproximadamente 80 MiG-21 e MiG-23 sírios.

Com sede em Montreal, a Top Aces possui uma sua frota composta por Dornier Alpha Jet, Douglas A-4N Skyhawk e Bombardier Learjet 35A. em seus quadros, estão cerca de 40 pilotos de combate oriundos das forças armadas canadense, alemã e americana, com 80% deles graduados pela renomada Top Gun Fighter Weapons School.

O Douglas A-4N Skyhawk está entre as aeronaves atualmente operadas pela Top Aces (Foto: Top Aces).

Com a incorporação do General Dynamics F-16A/B, desejados por possuírem alto desempenho e baixa assinatura radar, a empresa pretende ampliar o leque e a complexidade das missões oferecidas para os seus clientes. Caso o negócio com os israelenses seja concretizado, as aeronaves serão submetidas à modernização. A Agência de Exportação do Ministério da Defesa (SIBAT), responsável pela venda de equipamentos militares usados, está supervisionando o negócio.

Atualmente a Top Aces presta serviços de treinamento para as forças aéreas do Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Austrália, tendo acumulado mais de 80.000 horas de voo em todo o mundo.

Veja mais sobre Treinamento Aggressor privado e sobre a TOP ACE na edição 125 da Revista Força Aérea.

F-16A Netz (Foto: IAF).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login