Como será o Flypast dos 50 anos da FPDA. As nações membros dos Five Power Defense Arrangements (FPDA) participarão de uma demonstração aérea e naval sobre e nas águas da Marina South, Cingapura, no próximo dia 18 de outubro, para comemorar os 50 anos do pacto de defesa feito para proteção mútua da Austrália, Nova Zelândia, Cingapura, Malásia e Reino Unido.
O evento será realizado logo após à conclusão do Exercício Bersama Gold 2021, que está em andamento na região. O desfile contará com aeronaves da Republic of Singapore Air Force (RSAF), Royal Australian Air Force (RAAF), Royal New Zealand Air Force (RNZAF) e da Royal Malaysian Air Force (RMAF). O componente aéreo compreende três grupos.
O primeiro vendo uma formação de aeronaves da RSAF, incluindo três Lockheed Martin F-16 F-16C/D Block 52/52 + e três Boeing F-15SG em uma formação delta. O segundo grupo terá uma formação mista, com caças, aeronaves de patrulha marítima e helicópteros. Será um F-15SG e um F-16C da RSAF; dois Boeing F/A-18F Super Hornet da RAAF e dois Sukhoi Su-30MKS Flanker H da RMAF. Eles serão seguido por um Lockheed P-3K2 Orion da RNZAF e após dois Sikorsky S-70B Seahawks da RSAF e um Kaman SH-2G (I) Seasprite do RNZAF.
O final do flypast será uma saudação aérea realizada por três RSAF F-16C/D e três F-15SG da RSAF, que realizarão uma manobra de ‘explosão bomba’ como uma saudação às nações FPDA e sua parceria de 50 anos.
A parte naval será liderada pelo landing helicopter dock – LHD HMAS Canberra (L02) da Marinha Real Australiana, seguida pela fragata da Marinha Real da Malásia KD Lekiu (FFG 30), o navio de apoio da Marinha Real da Nova Zelândia HMNZS Aotearoa (A11), a Fragata da Marinha da República de Cingapura RSS Steadfast (70) e o destroier da Royal Navy HMS Diamond (D34).
Fonte MD Cingapura
@CAS