No último dia 29 de setembro, o Ministério da Defesa Russo (MOD) anunciou o recebimento do terceiro regimento de sistema de defesa aérea de mísseis S-400 Triumf (código OTAN SA-21 Growler).
O S-400 Triumf é produzido pela empresa Almaz-Antey Air and Space Defense Corporation JSC, e fornece proteção contra diversas modalidades de ataques aéreos, incluindo mísseis balísticos de cruzeiro, táticos e operacionais, bem como mísseis de médio alcance, em um cenário de rádio-interferência.
O S-400 é apenas um componente do Sistema Integrado de Defesa Aérea (IADS) militar russo, e sobre o qual pairam dúvidas sobre a sua atual eficiência, uma vez que a OTAN teria encontrado brechas para “burlar” os radares do Triumf.
Relatos disponibilizados na internet, informam que desde agosto aumentaram significativamente os voos de patrulha da Royal Air Force (RAF) e da Royal Navy (RN) na fronteira russa, região da Criméia e Mar Negro, próximo aso locais onde estão os sistemas de defesa anti-aéreo mais antigos, S-300 e S-400. Estas operações basicamente envolvem aeronaves de caça Typhoon, reabastecedores MRTT Voyager, R.1 Sentinel, RC-135 Rivet Joint e E-3 Sentry, e sugerem que estão sendo realizados missões de interferência nos radares russos do IADS, que não estariam visualizando as aeronaves inglesas.
Recentemente o jornais britânicos tornaram público que militares do Reino Unido estudam detalhes do sistema de defesa, e teriam identificado pontos vulneráveis na plataforma antiaérea russa. Se isso for verdade, esta seria uma importante janela aberta para as aeronaves furtivas como o F-22 Raptor e oF-35 Lightning II, que poderiam se aproximar cada vez mais do espaço aéreo russo, sem serem detectadas pelo poderoso radar do S-400.
Por outro lado, o portal estatal russo Avia.Pro, também informou sobre as investigações dos militares britânicos, que estariam procurando “buracos” no IADS, e que a Rússia, por sua vez, precisa encontrar uma solução para tapar quaisquer pontos fracos em sua plataforma de defesa aérea.
@FFO