

Como ficou o painel modernizado do primeiro C-97M da FAB. A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou uma imagem do novo painel do primeiro C-97M Brasília modernizado nos Estados Unidos. A aeronave do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) “Esquadrão Guará”, FAB 2018, retornou ao Brasil na última semana de novembro.
A modernização do FAB 2018 foi realizada nas instalações da empresa americana Worldwide Aircraft Services Inc. (WASI), sediada em Springfield, no Missouri, onde chegou em junho passado. O processo envolveu a substituição de antigos instrumentos analógicos por telas digitais multifuncionais no padrão“glass cockpit”.

O sistema escolhido foi o Garmin G700TXi com quatro grandes displays multifuncionais e touchscreen (PFD – Primary Flight Display e MFD – Multi-Function Display). O PFD exibe dados essenciais como altitude, velocidade e atitude da aeronave, enquanto o MFD apresenta informações de navegação, sistemas da aeronave e pode, meteorologia e, inclusive, funcionar como backup para o PFD. Dois displays menores instalados no console central, também são multifuncionais, e apresentam sistemas de rádio, transponder, GPS, etc.

O projeto prevê que treze C-97 serão modernizados. Os três primeiros serão realizados nos EUA pela WASI, com acompanhamento de militares especialistas do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS). O segundo C-97 à ser modernizado pela WASI, o FAB 2019, já seguiu para Springfield no final de novembro. A partir da quarta unidade, os trabalhos serão realizados diretamente no PAMA-LS.
A modernização permitirá a operação dos C-97 Brasília com maior segurança, passando a realizar procedimentos RNP (Required Navigation Performance) com precisão. Este é um procedimento de navegação que permite que as aeronaves voem em trajetórias específicas e realizem pousos e decolagens com alta precisão, baseado em sistemas de navegação como GPS.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO