• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Comitiva Interministerial visita Centro de Lançamento de Alcântara

22 de setembro de 2021
Comitiva Interministerial visita Centro de Lançamento de Alcântara (Fotos: FAB).

Comitiva Interministerial visita Centro de Lançamento de Alcântara. Uma comitiva formada por representantes do Ministério da Defesa; do Ministério da Infraestrutura; do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações; do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos; do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República; do Comando da Aeronáutica (COMAER); dentre outros órgãos e instituições federais, visitou, nos dias 16 e 17 de setembro, as instalações do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão (MA).

O objetivo foi fomentar o diálogo com entidades e órgãos locais, visando à construção de um Protocolo Conjunto de Consulta, regulamentado pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que engloba ações e políticas públicas para as comunidades de Alcântara remanejadas durante a década de 1980, em decorrência da criação do CLA.

Comitiva Interministerial visita Centro de Lançamento de Alcântara (Fotos: FAB).

O Secretário-Executivo do GSI, General de Divisão Carlos José Penteado, destacou que a visita buscou unir a necessidade de desenvolvimento do Estado e o atendimento aos interesses da população. “Nós trabalhamos com essas duas temáticas, o Programa Espacial Brasileiro e, o outro, que é a população quilombola, que também é de responsabilidade do GSI. Então, a minha vinda aqui foi exatamente para ver esses dois movimentos e ajudar a encontrar a melhor solução para o assunto”, informou.

O grupo participou de uma reunião institucional, onde foram apresentadas as principais atribuições e ações desenvolvidas pelo Centro de Lançamento, incluindo um balanço da primeira fase da entrega de títulos de propriedades às famílias remanejadas. “Estamos bem próximos de chegar à finalização de entrega na primeira fase e já caímos de cabeça na segunda fase que, apesar de englobar duas agrovilas, abrange uma quantidade ainda maior de beneficiários. A previsão é de que até meados de 2022, todos eles já estejam com seus títulos em mãos”, explicou o Comandante do CLA, Coronel Aviador Marcello Correa de Souza.

Comitiva Interministerial visita Centro de Lançamento de Alcântara (Fotos: FAB).

A visita continuou com a passagem da comitiva pela Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de lançamento que se encontra em adaptação para receber o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM). O projeto nacional, que deve ser operado em Alcântara nos próximos anos, está relacionado a veículos transportadores de cargas espaciais. Na ocasião, o Defensor Público Regional de Direitos Humanos, Yuri Costa, destacou a importância da participação de ministérios e de diversas entidades no debate entre Estado e comunidade. “Esse momento de reunião entre as instituições é muito relevante porque possibilita que tanto o governo quanto as comunidades falem a mesma língua e sigam avançando”, disse.

Comitiva Interministerial visita Centro de Lançamento de Alcântara (Fotos: FAB).

Diálogos com a comunidade

A comitiva conheceu, ainda, a Agrovila Cajueiro, uma das sete comunidades construídas para as famílias remanejadas na região. Um dos moradores, Luis Diniz, elogiou a estrutura da Agrovila e apontou que a individualização dos títulos de propriedade garante maior segurança. “Estamos felizes com essa mudança. O CLA trouxe um grande desenvolvimento: educação, agricultura, saúde, e isso fez crescer nossa comunidade. Hoje, todas as famílias receberam seus títulos de propriedade. Somos donos de nossa terra”, relatou.

Após ouvir o relato, o Secretário Nacional Adjunto de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Esequiel Roque, ressaltou que ouvir a comunidade diretamente interessada ajuda as instituições a tomarem decisões mais eficientes e eficazes. “Eu fico muito feliz em ver tantos órgãos envolvidos e interessados em respeitar a comunidade de Alcântara. Nós queremos saber das necessidades das comunidades pra podermos trabalhar e criar esse diálogo”, pontuou.

Comitiva Interministerial visita Centro de Lançamento de Alcântara (Fotos: FAB).

A visita ao CLA foi concluída com uma reunião com representantes de entidades, movimentos e associações locais, ocasião em que o Assessor para Assuntos Espaciais do Ministério da Defesa, Brigadeiro do Ar Adriano Beraldo Andrade, garantiu que a viagem foi de extrema importância para o desenvolvimento do CLA. “A reunião avançou e muito, teremos outras tratativas a partir de agora, de forma a fazermos a construção de um Protocolo Conjunto de Consulta que atenda todos os preceitos legais e que esteja em total consonância com todos os acordos e anseios que foram gerados”, declarou.

Por sua vez, o Chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, classificou a reunião como proveitosa, na medida em que a Força Aérea e os Ministérios envolvidos no assunto demonstraram a disposição em iniciar as discussões necessárias. “Conseguimos identificar os representantes das comunidades para, a partir daí, iniciar as discussões para chegar à confecção de um Protocolo que possa atender os anseios tanto do Estado Brasileiro quanto das comunidades”, concluiu.

Comitiva Interministerial visita Centro de Lançamento de Alcântara (Fotos: FAB).

Missão institucional

O Centro de Lançamento de Alcântara tem por missão executar as atividades de lançamento e rastreio de foguetes e satélites e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis. Além disso, realiza testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, proporcionando uma infraestrutura necessária para dar suporte às atividades específicas de empresas de lançamento.

Comitiva Interministerial visita Centro de Lançamento de Alcântara (Fotos: FAB).

Em função de algumas características, como proximidade do mar, baixa densidade demográfica e ausência de incidência de terremotos e furacões, o Centro tem condições de prover o suporte logístico, integração e testes finais de carga útil, lançamento de objetos espaciais, previsão meteorológica, coleta de dados via telemetria, rastreio, sistema de comando e controle e demais tecnologias.

Fonte: FAB

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login