Comitê de defesa turco aprova produção em massa do TAI Hürjet. Poucos dias após o início da produção do primeiro protótipo do caça TAI Hürjet, o Comitê Executivo da Indústria de Defesa da Turquia (SSİK), reuniu-se no último dia 12 de janeiro. Sob o comando do Presidente da República, Recep Tayyip Erdoğan, o comitê aprovou a decisão da produção em massa do primeiro caça supersônico desenvolvido no país.
Na primeira reunião do SSİK em 2022, realizada no Complexo Presidencial, em Beştepe, estava na pauta entre vários assuntos, o desempenho da indústria de defesa e aeroespacial no ano passado, a apresentação de projetos concluídos para as Forças Armadas, nas áreas de sistemas de comunicação e informação, armamentos, modernização de equipamentos, segurança cibernética, inteligência artificial, entre outros.
Além dos tópicos mencionados, estava na mesa de reunião, a tomada de decisão para autorizar a produção em massa do primeiro lote de caças Hürjet, cujo voo inaugural está previsto para o próximo ano (leia detalhes aqui). Com base nas discussões e debates, o SSİK aprovou que a Turkish Aerospace Industres (TAI), produza o novo supersônico Hürjet em grande escala, assim que o mesmo estiver homologado.
“Independentemente de todos os obstáculos, a Turquia continuará avançando com passos firmes em direção a seus objetivos com sua determinação no desenvolvimento e produção de sistemas e tecnologias nacionais”, disse um comunicado da SSİK.
Iniciado em 2017, o Projeto Hürjet atende as necessidades do programa Jet Evolution da Força Aérea da Turquia, que visa substituir cerca de 70 treinadores envelhecidos Northrop T-38A(M) Talon. O supersônico da TAI terá 9,8 metros de envergadura, 13 m de comprimento, 4,2 m de altura, e área de asa de 24 m². Equipado com um motor TBA de 85 kN (19,200 lbf), alcançará a velocidade máxima de Mach 1.4, teto de serviço projetado será de aproximadamente 46 mil pés (14 km), alcance de 2.600 km (1.400 milhas náuticas), capacidade de carga de 2.700 kg. Será equipado com Head-Up Display (HUD), Helmet Mounted Display (HMD), Full Authority/Digital Controlled Flight System e capacidade de ser reabastecido em voo.
@FFO