

Comissão Europeia aprova joint venture industrial do GCAP. A Comissão Europeia (CE) deu sinal verde para uma joint venture industrial planejada que desenvolverá a aeronave de caça de 6ª geração como parte do Global Combat Air Programme (GCAP).
BAE Systems, Japan Aircraft Industrial Enhancement Co., parte da Mitsubishi Heavy Industries; e Leonardo anunciaram planos para formar a JV ainda sem nome em dezembro passado. A empresa, que será liderada inicialmente por Marco Zoff, ex-diretor administrativo da divisão de aeronaves da Leonardo, será a principal contratante e principal integradora de sistemas do futuro caça.
Autoridades da CE aprovaram incondicionalmente a formação da JV em 2 de junho, dizendo que sua criação “não levantaria preocupações de concorrência” na Europa. A CE se envolveu devido ao envolvimento da indústria italiana na JV, como único membro da União Europeia no GCAP, visto que o Reino Unido saiu da comunidade em 31 de janeiro de 2020.
O programa visa substituir o Eurofighter Typhoon em serviço na Royal Air Force (RAF) e na Força Aérea Italiana (AMI), e o Mitsubishi F-2 em serviço na Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF).
Mais detalhes sobre a JV deverão ser anunciados em setembro, durante a próxima exposição de defesa DSEI aqui, enquanto a indústria se prepara para receber o contrato de desenvolvimento da Organização Governamental Internacional GCAP perto do final do ano.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS