Começou o Exercício Conjunto Meridiano das Forças Armadas brasileiras. Foi iniciada nesta semana, a primeira fase do Exercício Conjunto Meridiano, envolvendo militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa, responsável pelo Exercício.
Conforme noticiamos aqui, o Exercício Meridiano, será o maior treinamento militar realizado no Brasil neste ano, e ocorrerá em três etapas distintas, nas regiões Norte, Sudeste e Sul. O objetivo é manter a operacionalidade conjunta das tropas, e para isto serão envolvidos cerca de 5.600 militares, mil veículos terrestres, dez navios e trinta aeronaves.
A primeira etapa, iniciada em 25/10, é chamada Fase Meridiano Poti, cuja organização é de responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB). Esta fase acontece no Estado do Pará, região Norte, até o próximo dia 28 de outubro.
Entre 03 a 06 de novembro ocorrerá a Fase Meridiano Dragão, que estará sob a gerência da Marinha do Brasil, com manobras que ocorrerão entre o litoral fluminense e do Espírito Santo, na região Sudeste.
Finalmente, a partir de 07 de novembro acontecerá a Fase Meridiano Ibagé, coordenadas pelo Exército Brasileiro, na Região Sul, entre os municípios de Canoas e Santa Maria (RS).
Nota RFA: O exercício também buscará mensurar outros fatores, dentre os quais: o grau de precisão e letalidade de determinado armamento, a coordenação conjunta em missões de Assalto Anfíbio, Operação Aeroterrestre e Guiamento Aéreo Avançado. O ponto alto do Exercício Meridiano será a avaliação das ações planejadas.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO