Começará a transferência de aeronaves para o novo Museu Aeroespacial Paulista. Com inauguração prevista para 2027, o futuro Museu Aeroespacial Paulista (MAPA), localizado na área do Parque de Material Aeronáutico (PAMA), no Campo de Marte, em São Paulo (SP) recentemente iniciou uma importante etapa para sua implantação.
O presidente do Museu Asas de um Sonho (MAS), Marcos Amaro, atualmente em funcionamento na cidade de Itu, no interior de São Paulo, e uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram uma visita técnica nas instalações do antigo Museu da TAM, em São Carlos, para começar o cuidadoso processo de desmontagem e transporte das aeronaves.
Nesta etapa, serão transferidas sob comodato para o Campo de Marte cerca de 40 peças. O futuro MAPA, contará com um acervo de cerca de 80 aeronaves, divididas igualmente entre as coleções da FAB e do MAS. Estima-se que o investimento total no novo espaço dedicado à aviação nacional será na casa dos R$ 350 milhões. Os entusiastas da aviação e o público em geral terão, finalmente, um centro para explorar e conhecer a rica trajetória do setor aéreo civil e militar no país.
Dentre os destaques do acervo estão aviões como o Waco CSO, que fez parte da Esquadrilha Paulista na Revolução de 1932, e clássicos da Segunda Guerra Mundial, como o Supermarine Spitfire, o F4U Corsair e o P-47 Thunderbolt. Também estarão presentes aeronaves icônicas da história da aviação comercial brasileira, incluindo os lendários Fokker 27 e Fokker 100, que marcaram a trajetória da TAM.
A ideia inicial é que possa existir um rodízio das relíquias em exposição, uma vez que o MAS conta com 110 aeronaves, permitirá que as peças em exibição sejam trocadas periodicamente. O acordo entre a FAB e o MAS terá vigência inicial de cinco anos, com possibilidade de prorrogação.
“Essa cooperação, com a contribuição de 40 peças de cada parte, é um passo significativo para valorizar a história da aviação no Brasil. Apostamos no sucesso do Museu Aeroespacial Paulista, que será um importante centro de preservação e difusão desse legado”, destacou Marcos Amaro.
Fonte: Portal R7
@FFO