A Saab Aeronáutica Montagens (SAM), primeira fábrica de aeroestruturas da Saab fora da Suécia para a produção do novo Gripen E/F, atingiu mais um marco importante com o início da produção em junho deste ano. Na SAM vão ser construídas seções do Gripen que serão entregues para sua montagem final na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto/SP e em Linköping, na Suécia.
Hoje, a SAM conta com mais de 70 funcionários altamente qualificados, sendo que a metade já participou ou está participando do programa de Transferência de Tecnologia, na Suécia.
O cone de cauda e a fuselagem dianteira da versão monoposto do Gripen são as primeiras aeroestruturas a entrarem em produção na SAM. Posteriormente, os freios aerodinâmicos, a fuselagem traseira, o caixão das asas e a fuselagem dianteira para a versão biposto entrarão em produção.
“Esse é outro resultado da Transferência de Tecnologia do Programa Gripen. Com base no treinamento prático e teórico de engenheiros e montadores brasileiros na Saab em Linköping, conseguimos estabelecer uma linha de produção altamente qualificada na SAM, seguindo os mesmos padrões que temos em nossa fábrica na Suécia”, disse Jonas Hjelm, head da área de negócios da Saab Aeronautics.