Começa a Operação Poseidon/2022. Inicia-se hoje (04/04) a Operação Poseidon/2022 da Marinha do Brasil, cujo objetivo central será a capacitação da interoperabilidade entre as Forças Armadas brasileiras. Pelos próximos cinco dias serão mobilizados no Exercício embarcações da Marinha, aeronaves das três Forças, além de cerca de 900 militares.
Pela primeira vez, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” receberá helicópteros da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, que estarão envolvidos em exercícios de qualificação dos seus tripulantes para pousos e decolagens durante navegação no mar. Além do NDM Bahia, participará da Poseidon/2022 a Fragata “Independência”.
As operações acontecerão na área marítima compreendida entre as cidades do Rio de Janeiro e Cabo Frio (RJ), onde serão realizados diversos exercícios para ampliar o nível de interoperabilidade entre as Forças, com o objetivo de padronizar procedimentos operacionais. Estão previstos exercícios de salto livre operacional, realizado por militares de operações especiais; evacuação aeromédica (EVAM); e pick-up – atividade por meio da qual acontece a EVAM.
“Aprimorar a integração entre as Forças é extremamente importante, pois assim estaremos prontos para atuar conjuntamente e, dessa forma, ampliamos ainda mais nossas capacidades militares de defesa dos domínios aéreo, terrestre, fluvial e marítimo do território nacional, incluindo a Amazônia Azul”, disse o Comandante da operação, Contra-Almirante André Luiz de Andrade Felix.
No dia 09/04, último dia da Poseidon/2022, está programado um desfile dos navios e aeronaves que integram a operação pela orla do Rio de Janeiro. Além do NDM “Bahia” e da Fragata “Independência”, participarão do desfile naval o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” e as aeronaves AH-11B (Super Lynx) e UH-15 (Super Cougar), da Marinha do Brasil, HM-4 (Jaguar), do Exército Brasileiro, e H-36 (Caracal), da Força Aérea Brasileira.
Fonte: Marinha do Brasil
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO