Começa a construção do demonstrador X-65. A Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) implementou neste início de ano, a terceira fase de seu programa Control of Revolutionary Aircraft with Novel Effectors (CRANE).
A DARPA selecionou a Aurora Flight Sciences, uma empresa do grupo Boeing, para construir a futura aeronave que usa atuadores de controle de fluxo ativo (AFC — Active Flow Control) em oposição às tradicionais superfícies de controle de voo (FCS — Flight Control Systems).
Este último método é a forma padrão de voo usada pelas aeronaves desde a primeira aeronave controlável dos irmãos Wright em 1903. O FCS envolve ‘deformação das asas’ para moldar o fluxo de ar sobre a superfície da aeronave usando controles de voo na parte externa das asas e na cauda. . Ao contrário deste arquétipo, os efetores ACF do X-65 usam jatos de ar de uma fonte pressurizada — uma nova forma de empenamento das asas.
“O AFC poderia melhorar o desempenho das aeronaves removendo superfícies articuladas, que atualmente impulsionam configurações de projeto que aumentam o peso e a complexidade mecânica”, disse a agência. Entretanto, o conceito AFC oferece maior discrição no peso reduzido, mas também na sua forma de diamante em X.
A DARPA concluiu a primeira fase projeto preliminar em 17 de janeiro de 2023. A segunda fase envolveu o projeto detalhado e o desenvolvimento de software e controles de voo, culminando em uma revisão crítica do projeto do demonstrador do plano X. Posteriormente, em maio de 2023, a aeronave recebeu sua designação oficial como X-65.
A Aurora Flight Sciences já começou a fabricar o avião X; o X-65 está programado para ser lançado no início de 2025, com o primeiro voo planejado para o verão do mesmo ano.
Como o X-65 realmente funciona? O X-65 não tripulado de mais de 7.000 libras terá uma envergadura de 30 pés com capacidade de atingir velocidades de até Mach 0,7. Seu peso, tamanho e velocidade — semelhante a uma aeronave de treinamento militar — tornam os resultados dos testes de voo imediatamente relevantes para o projeto de aeronaves reais.
O X-65 será construído com dois conjuntos de atuadores de controle — flaps e lemes tradicionais, bem como efetores AFC incorporados em todas as superfícies de elevação. Isto irá minimizar o risco e maximizar a visão do programa sobre a eficácia do controlo. O desempenho do avião com superfícies de controle tradicionais servirá como base; testes sucessivos bloquearão seletivamente superfícies móveis, usando efetores AFC.
“Estamos construindo o X-65 como uma plataforma modular — as seções da asa e os efetores AFC podem ser facilmente trocados — para permitir que ele continue funcionando como um recurso de teste para a DARPA e outras agências muito depois da conclusão do CRANE”, Dr. Wlezien, o gerente do programa, afirmou.
@CAS