• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Combustível apreendido está sendo usado para abastecer os helicópteros da Polícia Civil Gaúcha

26 de fevereiro de 2026
Combustível apreendido está sendo usado para abastecer os helicópteros da Polícia Civil Gaúcha. Foto: PCRS.
Combustível apreendido está sendo usado para abastecer os helicópteros da Polícia Civil Gaúcha. Foto: PCRS.

Combustível apreendido está sendo usado para abastecer os helicópteros da Polícia Civil Gaúcha. Os dois helicópteros da Polícia Civil Gaúcha (PCRS) estão sendo abastecidos com combustível proveniente de apreensões realizadas em operações contra fraudes no setor. A medida é resultado de um convênio entre o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Governo do Estado e a empresa Vibra Energia.

O acordo permite que combustíveis apreendidos, como gasolina, diesel e etanol, sejam reprocessados e transformados em querosene de aviação (QAv), utilizado pelas duas aeronaves de asas rotativas da frota do Departamento de Aviação (DAV) da PCRS.

Atualmente o DAV possui cinco aeronaves, sendo dois helicópteros modelo Airbus/Helibras AS350B3 Esquilo, prefixos PR-HPC “Gavião 01” (recebido em 2012) e PR-IPC “Gavião 03” (recebido em 2025), os quais estão sendo beneficiados pela iniciativa.

O primeiro abastecimento com o combustível oriundo da iniciativa foi acompanhado com satisfação pelos envolvidos no processo. Foto: MPRS.
O primeiro abastecimento com o combustível oriundo da iniciativa foi acompanhado com satisfação pelos envolvidos no processo. Foto: MPRS.

A iniciativa transforma material ilícito em recurso operacional para a segurança pública. O primeiro abastecimento aconteceu no fim do mês de janeiro. Estima-se que há suprimento para aproximadamente três anos de operações aéreas.

O projeto é discutido há quase duas décadas e foi formalizado em 2025 após ajustes jurídicos e administrativos, criando crédito financeiro destinado à retirada do combustível conforme a necessidade operacional.

“Foi uma maratona burocrática bastante desafiadora, difícil de ser vencida. Mas conseguimos superar os entraves e dar destino adequado ao material apreendido” , disse o procurador de Justiça André Ricardo Colpo Marchesan, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e da Ordem Econômica (CAOCON).

Com a medida, a Polícia Civil amplia autonomia logística em missões de investigação, transporte de equipes, operações especiais e apoio emergencial, além de gerar economia aos cofres públicos e dar destinação adequada ao material apreendido.

A iniciativa também reforça a integração entre órgãos de controle, segurança pública e iniciativa privada, transformando produto oriundo de atividade criminosa em benefício direto à sociedade e ao serviço aeropolicial.

Polícia Civil Gaúcha incorporou o segundo helicóptero na sua frota

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login