Comboio da RAF pousa no Galeão. Um comboio da Royal Air Force (RAF), composto por três caças Eurofighter Typhoon FGR.4, um Airbus Atlas C.1 (A400M) e um Airbus Voyager KC.Mk3 (A330-243 MRTT), fizeram um pouso não programado no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro do Galeão (SBGL/GIG) por volta das 16h (horário local) desta sexta-feira (08).
O voo seguia para a Base Aérea da RAF em Mount Pleasant (EGYP/MPN), Ilhas Falklands, quando teve uma problema próximo da costa do Rio de Janeiro, que obrigou as aeronaves a declararem emergência e solicitarem pouso no Galeão. O Voyager, matrícula ZZ334 e indicativo de chamada “ASCOT 9301” (RRR9301), operado em conjunto pelos Esquadrões 10 e 101, pousou às 16h12 (horário local). Já o Atlas, ZM417 “ASCOT 9771” (RRR9771), operado em conjunto pelos Esquadrões 24, 30 e 70, pousou às 16h38 (horário local).
Conforme as informações disponíveis, o avião-tanque Voyager (ZZ334) conduzia na sua ala os três Typhoons que dispersaram antes de prosseguir para pouso no Galeão. O líder da Esquadrilha Typhoon, matrícula ZK320 (ASCOT 9731 / RRR 9731) pousou primeiro, entre 16h01 e 16h09 (horário local). No entanto, apesar do programa informar ZK320 *que também é um Thyphoon da RAF), as matrículas dos FGR4 corretas que pousaram no Rio são ZJ920, ZJ942 e ZJ928.
O comboio havia decolado em 04/11 da RAF Brize Norton (EGVN/BZZ), no Reino Unido, rumo a Las Palmas/Gran Canaria (GCLP/LPA). No dia seguinte seguiram para a Ilha da Ascensão (FHAW/AIS) e hoje deveriam seguir em voo direto para a RAF Mount Pleasant, para apoiar o translado de três Typhoon FGR.4 da 1435 Flight (1435 Flt), unidade responsável pela defesa aérea das Falklands.
O voo era parte de um rodízio programado, onde os três caças Typhoon estavam indo substituir três outros que estão destacados na 1435 Flt, que seriam repatriados para o Reino Unido no voo de volta. Atualmente o 1435 Flt opera com quatro Typhoon FGR.4, matrículas ZJ915, ZJ926, ZJ933 e ZJ941.
Durante o voo, aconteceu algo inesperado — provavelmente problemas no Reabastecimento em Voo (REVO) limitando o combustível dos caças — o que obrigou a Esquadrilha declarar emergência aos controladores de tráfego aéreo do CINDACTA I, que coordenou o pouso dos aviões britânicos com o Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ). Todas as aeronaves pousaram pela pista 28 do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, seguindo para a área da Base Aérea do Galeão (BAGL), onde devem pernoitar.
Não foi a primeira vez que um comboio da RAF pousou no GIG. Em 06 de abril de 1995, durante uma operação similar para MPN, uma Esquadrilha composta por aeronaves VC-10, L-1015 Tristar e Tornado F3, foi interceptada por caças F-5E Tiger II do 1º GAVCA “Esquadrão Jambock” da Força Aérea Brasileira (FAB) e levados para a BAGL. Eles tiveram problemas no REVO, motivo pelo qual os obrigou a alternar o Brasil.
@CAS