Comando da Força Aeronaval prontifica módulo de Gestão de Grandes Comandos. O Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil, disponibilizou a versão de testes (beta) do módulo de Gestão de Grandes Comandos (GGC), desenvolvido pelo Centro de Apoio ao Sistema de Manutenção de Aeronaves.
Componente do Sistema Integrado da Aviação Naval (SisAvn), o novo software auxiliará na gestão do ciclo de vida dos meios aeronavais, na projeção do Custo Logístico da Hora de Voo (CLHV) e na visualização em tempo real da disponibilidade das aeronaves.
Todos os dados apresentados são importados do módulo de manutenção (SislogWeb), o qual é utilizado diariamente pelos esquadrões e pelo Grupo Aéreo de Manutenção de Aeronaves. A partir agora, esses dados poderão ser acompanhados em tempo real, através do preenchimento dos registros de voo pelos tripulantes e das ordens de serviço de manutenção para as aeronaves e seus equipamentos.
Essa plataforma será uma ferramenta importante para manter o alto nível de prontidão, capacitação e combatividade da frota, auxiliando o Comando em Chefe da Esquadra no gerenciamento das operações aéreas.
O software permite que os operadores visualizem a disponibilidade dos meios aéreo, acessando informações vitais como a sua localização, restrições operativas, inspeções em andamento, motivo da indisponibilidade, previsão de prontificação e futuras inspeções a serem realizadas.
Por meio da simulação de custos, um algoritmo acompanhará uma série de dados relativo às aeronaves e seus componentes. Será possível acompanhar detalhes como a disponibilidade dos componentes, quantidade em estoque, expectativa de horas voo, limite de vida útil, valor médio das manutenções, consumo médio de cada modelo de aeronave, programação de inspeções obrigatórias, entre outros itens.
Com todas essas informações reunidas, o software cruza os dados e informa as necessidades previstas para as operações do ano corrente, além de projetar os quatro anos subsequentes. Ao final são exibidos gráficos com custos anuais estimados para cada modelo de aeronave, detalhado por atividade (Progem, obtenção, sobressalentes, combustível), além do custo da hora de voo para cada modelo simulado.
A plataforma pode ser acessada remotamente através de um navegador interligado a Rede de Comunicações Integradas da Marinha (RECIM), e funciona como ferramenta de apoio aéreo aos Comandos Operativos, contribuindo para os diversos empregos do Poder Naval.
Fonte: Marinha do Brasil
@FFO