Comando da Força Aeronaval avaliou ARP V-BAT 128. O Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) e a Diretoria de Aeronáutica da Marinha do Brasil (DAerM) recentemente avaliaram o V-BAT 128, um Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) produzido pela empresa Shield AI/Martin UAV. As atividades ocorreram no dias 21 e 22 de setembro na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no Rio de Janeiro.
O V-BAT 128 é uma aeronave remotamente tripulada para operações terrestres e embarcadas, com a capacidade de decolagem e pouso verticais (VTOL -Vertical Take off and Landing), o que elimina a necessidade de equipamentos de lançamento e de recolhimento.
Com um comprimento de 2,74 m, envergadura de 2,95 m e e peso máximo de decolagem de 56,6 kg, o V-BAT 128 tem autonomia para 10 horas de voo. A ARP pode transportardiversos tipos de cargas úteis como câmeras eletro-óticas (EO) e MWIR (Middle Wavelength Infrared), AIS (Automatic Identification System) e Radar de Abertura Sintética (SAR).
Os testes em voo tiveram como objetivo verificar as capacidades e características da aeronave. A avaliação contribuiu para o desenvolvimento e estabelecimento de requisitos para as futuras aquisições do Programa de Obtenção de SARP-E, previsto no Portfólio Estratégico da Marinha.
Fonte: Marinha do Brasil
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO