Comando Aéreo da OTAN realiza Exercício Ramstein Alloy. O Comando Aéreo OTAN recentemente encerrou o exercício Ramstein Alloy 23-1 (RAAL23), realizado entre os dias 12 e 13 de abril sobre uma área restrita do Mar Báltico. O objetivo foi aumentar ainda mais a coesão e a interoperabilidade da Aliança.
O RAAL23 é um exercício periódico que decorre no Espaço Aéreo dos Estados Bálticos com o principal objetivo de promover a cooperação entre os Aliados e promover a sua interoperabilidade, desenvolvendo e aperfeiçoando capacidades que contribuam para a estabilidade e segurança da região.
Foram realizados treinamentos de interceptação e escolta até o pouso, simulando aeronaves civis com problemas de comunicação. Os pilotos dos países participantes aprimoraram as suas habilidades praticando em ambientes reais enfrentados pelos destacamentos do Policiamento Aéreo Aprimorado do Báltico (BAP).
Participaram do RAAL23-1 as Forças Aéreas da Alemanha, Portugal, Romênia, Finlândia, Lituânia, Turquia e Espanha. Esta foi a primeira vez que aeronaves da Força Aérea Finlandesa (FAF), a mais nova nação Aliada, participaram de um exercício conjunto da OTAN.
@FFO