Comandante da FAB entrega à AFA os primeiros T-27M! A Academia da Força Aérea (AFA) sediada em Pirassununga (SBYS), interior de São Paulo, recebeu neste dia 9 de novembro os quatro primeiros Embraer T-27M, versão modernizada do T-27 Tucano, que está em serviço na AFA desde 1983. A chegada da esquadrilha “Tucano de Trunfos” – liderada pelo Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Júnior, composta pelas aeronaves FAB 1383, 1426, 1439 e 1446, abre um novo marco na instrução dos Cadetes da FAB.
O “Tucano de Trunfos”, liderado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior no T-27M 1446, saiu da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos/SP, para a AFA (Campo Fontenelle) em Pirassununga/SP. Na sua ala neste voo histórico, os Ten.-Brig. do Ar Reis e Farcic e o Maj.-Brig. do Ar Sergio Bastos.
Ao chegarem, todos foram saudados por um “water salute” proporcionado pela seção contra incêndio da AFA, saudando as novas aeronaves da Academia, e, ao mesmo tempo, marcando o início de um novo capítulo na história da formação dos novos pilotos da FAB já para 2022.
Após o FAB 1446 foi batizado pelo Comandante da Aeronáutica, em conjunto com outros oficiais generais, entre eles, os alas deste histórico voo entre a BASP e a AFA. Os T-27M serão operados pelo 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) – Esquadrão Cometa da AFA, responsável pela formação avançada dos Cadetes do 4º ano.
O T-27M que, gradualmente até 2023 substituirá o T-27, colocará a instrução e a formação dos Cadetes na era digital, aproximando o futuro piloto da FAB da aviônica que ele empregará em sua carreira operacional. De imediato, ele irá diminuir o gap para os pilotos de que fizerem a partir de 2023 o curso de especialização nos A-29B (2º/5º GAV) ou nos C-95M (1º/5º GAV).
A FAB apresentou o projeto T-27M em outubro do ano passado, com a modernização sendo realizada pela empresa Albatross, em parceria com a FAB, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), em Minas Gerais. As modificações estão basicamente na atualização do cockpit, com a instalação de telas LCD e aviônicos modernos, adequados às novas regras do tráfego aéreo, como os procedimentos RNAV (Area Navigation – Navegação de Área) e RNP (Required Navigation Performance – Performance de Navegação Requerida), além de suprir as novas demandas na formação de pilotos e reduzir as obsolescências logísticas existentes.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS