

Comandante da Aeronáutica visita Suécia e negocia lote adicional de caças Saab Gripen para a FAB. A convite do Ministro da Defesa da Suécia, Sr. Pål Jonson, o Ministro da Defesa do Brasil nomeou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, para representá-lo em uma visita oficial à Suécia, de 15 a 17 de setembro de 2025.
O Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno e o Sr. Jonson mantiveram discussões construtivas sobre questões de interesse mútuo na área de defesa e ressaltaram a importância da parceria estratégica entre o Brasil e a Suécia, que, entre outras áreas, se concentra em defesa, tecnologia e inovação. As duas partes saudaram a próxima comemoração dos 200 anos de relações bilaterais entre os países, a ser celebrada em 2026.
As duas partes expressaram satisfação com o progresso da cooperação bilateral na área da aeronáutica, dimensão estratégica da parceria entre os dois países. Essa cooperação se baseia no Acordo entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Saab, assinado em 27 de outubro de 2014, que apoia a modernização da FAB por meio da aquisição de 36 caças Saab Gripen E/F, e na Carta de Intenções assinada por ambos os ministros em Natal, Brasil, em 9 de novembro de 2024.
As discussões exploraram as possibilidades de a Suécia fornecer ao Brasil aeronaves de caça adicionais e alterar o contrato existente para o Projeto FX-2, com vistas a aumentar o número de aeronaves. Isso seria feito nos limites permitidos pela legislação brasileira.
O General Damasceno destacou a importância da visita às instalações de produção do Gripen da Saab em Linköping, agendada para 17 de setembro, onde se reunirá com as equipes brasileira e sueca envolvidas no programa conjunto Gripen.
As duas partes celebraram a entrega e integração bem-sucedidas das primeiras 10 aeronaves Gripen F-39 à FAB na Base Aérea de Anápolis. Também enfatizaram a importância da fábrica da Embraer, inaugurada em maio de 2023 em Gavião Peixoto, São Paulo, para a produção local de aeronaves Gripen no Brasil. Ambas as partes aguardam ansiosamente a conclusão da primeira aeronave de caça produzida no Brasil até o final de 2025, como parte desta cooperação bilateral.
O Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno e o Sr. Jonson destacaram os benefícios tecnológicos mútuos derivados da parceria em defesa e reafirmaram o importante papel do Grupo de Alto Nível sobre Aeronáutica, estabelecido em 2015, no aprofundamento e na expansão da cooperação bilateral em questões de aeronáutica e defesa. Também destacaram a relevância do Diálogo Político-Militar entre o Brasil e a Suécia como um mecanismo fundamental para promover a cooperação e enfrentar os desafios de segurança regionais e internacionais.
As duas partes saudaram a entrada em vigor do Protocolo sobre Controle de Exportações de Produtos de Defesa entre os Governos do Brasil e da Suécia em 16 de setembro de 2025, originalmente assinado em 8 de novembro de 2022. Também foram expressas a satisfação com a aquisição pela Suécia de quatro aeronaves de transporte multimissão Embraer C-390 Millennium.
Ambas as partes concordaram em incentivar a participação de delegações de ambas as nações em exposições internacionais de defesa, fortalecendo assim a visibilidade de sua parceria estratégica.
O Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno e o Sr. Jonson confirmaram sua determinação em continuar trabalhando em estreita colaboração para aprofundar e ampliar ainda mais a parceria estratégica de defesa entre o Brasil e a Suécia.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO