Com planos de voos falsos o Irã conseguiu mais dois Airbus A340. Em mais uma ação cinematográfica, o governo do Irã driblou as sanções internacionais e conseguiu obter mais dois Airbus A340 no mercado internacional. Recentemente, um A340-300 e um A340-600 deixaram Siauliai, na Lituânia, com planos de voos para a Ásia, mas no meio do caminho “sumiram” sobre o território iraniano.
Pertencentes à empresa de leasing Macka Invest Company, os Airbus A340 tinham matrículas de Gâmbia, um país africano. O A340-300 C5-MIA (c/n 474) e o A340-600 C5-MIC (c/n 933), juntamente o A340-600, C5-MIB (c/n 764), estavam desde 2022 armazenados no Aeroporto Internacional de Siauliai, que curiosamente também abriga uma importante Base Aérea da OTAN.
No último dia 29 de fevereiro, as autoridades do Aeroporto Internacional de Siauliai (IATA: SQQ/ ICAO: EYSA) receberam dois planos de voo referentes às aeronaves C5-MIA (A340-300) e C5-MIC (A340-600). O destino apresentado era o Aeroporto Internacional Clark, nas Filipinas (CRK/RPLC). Há informações que o destino apresentado era o Aeroporto de Colombo, no Sri Lanka (CMB/VCBI).
Independente do destino final apresentado na documentação, o fato é que o C5-MIC decolou da Lituânia às 14h08 UTC e o C5-MIA poucos minutos depois, às 14h22 UTC. De acordo com os sites de monitoração de voos online, despois de quase três horas de voo, perto das 17h00 UTC, ambos A340 “desapareceram” perto de Teerã e de Chabahar, ambas cidades no Irã.
Em 2022 quatro Airbus 340 que anteriormente pertenciam à Turkish Airlines e deveriam ser oficialmente transferidas para o Uzbequistão, pousaram em Teerã. Um caso semelhante ocorreu em 2023, quando o Irã comprou dois Airbus A340 ex-Força Aérea Francesa, através de uma triangulação semelhante.
Muito possivelmente estas duas aeronaves também foram adquiridas por empresas iranianas usando terceiros como “laranja” para contornar as sansões internacionais. Em breve eles deverão estar voando com matrículas e pinturas iranianas.
@FFO