Com foco na expansão espacial, gigante árabe EDGE lança nova empresa “FADA”. O grupo EDGE, um dos principais no mundo em tecnologia avançada e defesa, lançou recentemente a sua nova empresa espacial: “FADA” (“espaço”, em árabe). Com foco na expansão espacial, a missão da FADA é desenvolver capacidades soberanas e tecnologias locais nos Emirados Árabes Unidos, contribuindo significativamente para as metas do governo de diversificar a economia.
Como um componente essencial da visão estratégica do EDGE, a FADA estabelecerá instalações de última geração para o desenvolvimento, fabricação, montagem, integração e teste de vários sistemas e subsistemas de satélites, servindo como uma “one-stop shop” para todas as atividades relacionadas ao espaço e fornecendo soluções e serviços de ponta a ponta para clientes locais e internacionais, incluindo: cargas úteis de radar de abertura sintética (SAR), óptica (EO) e infravermelha (IR), bem como plataformas de satélite e serviços de segurança e proteção cibernética de satélites, além de outras atividades espaciais.
Ao alavancar parcerias nacionais e internacionais e promover sinergias vitais por meio da Transferência de Tecnologia (ToT) e da Transferência de Conhecimento (ToK), a FADA tem como objetivo construir um setor espacial soberano e autossuficiente que possa dar suporte às exigências do governoe comerciais, garantindo que os EAU permaneçam na vanguarda da inovação e da tecnologia espacial.
Para Hamad Al Marar, diretor administrativo e diretor executivo do EDGE Group, olançamento da FADA permitirá que a EDGE cresça e fortaleça sua posição no setor espacial global, de acordo com a visão dos Emirados Árabes Unidos de se tornar líder em tecnologias espaciais. “Esse desenvolvimento histórico também acrescenta soluções de última geração ao nosso portfólio de produtos, representando um salto estratégico em direção à excelência tecnológica e sinalizando nossas ambições mais amplas de sermos um disruptor nesse domínio crítico”, disse.
Com a FADA, o grupo pretende impulsionar significativamente a competitividade global do grupo. Waleid Al Mesmari, Presidente de Tecnologias Espaciais e Cibernéticas da EDGE, disse: “Com o lançamento da FADA, a EDGE reforça seu compromisso com o pioneirismo em tecnologias avançadas e com a formação de parcerias locais e globais para estabelecer instalações de última geração para o desenvolvimento de sistemas de satélites, ao mesmo tempo em que constrói uma força de trabalho sustentável e qualificada com foco no espaço. Temos o prazer de conduzir essa iniciativa com visão de futuro que não apenas aprimora nossas capacidades nacionais e nos leva positivamente a uma economia baseada no conhecimento, mas também estabelece uma nova referência no cenário espacial global.”
Histórico
Em novembro de 2023, o EDGE foi o contratante principal em um acordo de parceria estratégica com a Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos para implementar o programa ‘Sirb’ (árabe para rebanho), uma constelação de três satélites de radar de abertura sintética (SAR) de propriedade integral da IP, marcando um dos primeiros empreendimentos da EDGE no domínio espacial. O Sirb tem como objetivo lançar o primeiro satélite, o Sirb-1, até 2026 e é o primeiro programa nacional de desenvolvimento de capacidade espacial a ser implementado por um consórcio industrial local liderado pelos principais participantes do setor espacial privado e dos centros nacionais dos EAU, com uma expansão planejada da colaboração com outros participantes do setor, PMEs e start-ups para aumentar ainda mais a experiência e as capacidades do programa.
@FFO