

Com a chegada do 13º P-8A a RAAF ativa segundo Esquadrão Poseidon. Com o recebimento da décima terceira aeronave, a Força Aérea Real Australiana (RAAF) ativou o segundo Esquadrão com P-8A Poseidon, sediado na Base Aérea de Edimburgo, no sul do país.
Na cerimônia de recebimento do novo Poseidon, realizada em Edimburgo no dia 17/10, o Marechal do Ar Stephen Chappell, Chefe da RAAF, anunciou que o 12 Sq e o 11 Sq irão operar juntos, em missões de guerra antissubmarino, patrulha e vigilância marítima na defesa das águas territoriais australianas.

“Tenho orgulho de anunciar o restabelecimento do Esquadrão Número 12, juntamente com a chegada da 13ª aeronave P-8A Poseidon da Austrália. O Esquadrão Número 12 desempenhou um papel importante na história da nossa Força Aérea e na defesa da nossa nação e agora continuará a desempenhar com orgulho e habilidade sua missão”, disse o Marechal do Ar Chappell.
Originalmente criado em 1939 como Esquadrão de Propósito Geral (Bombardeiros e Transporte), o 12 Sq participou ativamente no cenário do pacífico sudoeste na Segunda Guerra Mundial. Em 1973 o Esquadrão Nº 12 foi reorganizado na Base Aérea de Amberley com helicópteros CH-47C Chinook, que foram aposentados em junho de 1989, quando o 12Sq foi dissolvido.

Agora, o Esquadrão Nº 12 renasce para operar os modernos P-8A e os drones MQ-4C Triton compartilhados com o 11 Sq. O 14º e último Poseidon encomendado pela RAAF deverá chegar ao país em 2026.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO