• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Colômbia suspende compras de armas dos EUA após perder certificação no combate às drogas

19 de setembro de 2025
Colômbia suspende compras de armas dos EUA após perder certificação no combate às drogas. Um helicóptero Sikorsky UH-60A da Polícia Nacional Colombiana. Foto: PNC.
Colômbia suspende compras de armas dos EUA após perder certificação no combate às drogas. Um helicóptero Sikorsky UH-60A da Polícia Nacional Colombiana. Foto: PNC.

Colômbia suspende compras de armas dos EUA após perder certificação no combate às drogas. A Colômbia anunciou a suspensão das compras de armas dos Estados Unidos após o governo Donald Trump decidir retirar a certificação do país em sua luta contra o narcotráfico. A decisão, anunciada em 16 de setembro pelo Departamento de Estado, colocou a Colômbia ao lado de Bolívia, Venezuela, Birmânia e Afeganistão como países que comprovadamente descumpriram suas obrigações internacionais nessa área.

O presidente Gustavo Petro ordenou a suspensão das compras militares de Washington, em um gesto que ele descreveu como um sinal de soberania. O ministro do Interior colombiano, Armando Benedetti confirmou que “as Forças Armadas não comprarão armas dos Estados Unidos.”

O esquerdista Gustavo Petro, presidente colombiano. Foto: PN.
O esquerdista Gustavo Petro, presidente colombiano. Foto: PN.

A ação do governo Trump não implica sanções imediatas à Colômbia, visto que os EUA concederam isenções para evitar o fim abrupto da cooperação. No entanto, a medida pode afetar a assistência financeira e militar, bem como o compartilhamento de dados de inteligência em operações conjuntas.

O governo colombiano esclareceu que a decisão se limita à compra de armas e não representa um rompimento total da cooperação com Washington. O embaixador da Colômbia nos EUA afirmou que o país “comprará suas armas onde quiser”, abrindo caminho para fornecedores alternativos e um possível aumento da produção local.

O anúncio levantou questões sobre o impacto nas capacidades das Forças Armadas Colombianas, que por décadas dependem de tecnologia, treinamento e equipamentos dos EUA. Com a recente medida, o governo Petro se distancia da política antidrogas de Washington, ao mesmo tempo em que tenta consolidar sua própria agenda de segurança e defesa. A Casa Branca não emitiu nenhum comunicado sobre a decisão da Colômbia.

Fonte

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login