Colômbia: substituto dos Kfir poderá ser o Gripen E. A novela da definição de um substituto para os caças IAI Kfir da Fuerza Aérea Colombiana (FAC) deve seguir em 2023. Após adiar a compra em 2021 devido à pandemia de COVID-19 e problemas orçamentários, a Colômbia tenta retomar o processo, onde a novidade é que o Gripen E ressurge como uma possibilidade.
Vale lembrar que o processo de modernização da frota IAI Kfir C10/12 em estudo pela FAC, estava avaliado em cerca de US$ 3.660 bilhões, valores que sempre geraram críticas de diversos setores políticos, apontando como um gasto desnecessário, desconsiderando a importância da defesa estratégica.
O processo estava baseado em uma lista restrita de três caças: o Lockheed Martin F-16V, Eurofigther Typhoon e o Saab Gripen E. A preferência da FAC sempre foi o F-16. Com a suspensão da compra, várias especulações surgiram, muitas ligadas a compra de F-16 usados dos EUA e até da Dinamarca, todas sem efeito prático. No ínterim entre a suspensão e a assunção de um novo governo, a então vice-ministra de Defesa Nacional para Políticas e Assuntos Internacionais da Colômbia, Sandra Alzate Cifuentes, realizou uma visita oficial à Suécia em fevereiro de 2022 para conhecer o Gripen E, considerada muito positiva.
Com a chegada do novo presidente, mais um capítulo foi escrito. O socialista Gustavo Petro determinou a suspensão de compras de todas as aeronaves para a esfera pública até avaliação, pondo em compasso de espera tudo já planejado pela FAC e dando um sinal que as Forças Armadas não seriam prioridades, em um país assolado por ano com a guerrilha.
No dia 29/11 mais um capítulo. O Ministro da Defesa da Colômbia, Iván Velásquez, se reuniu com o secretário de Defesa daquele país, Lloyd J. Austin III, para falar sobre temas como direitos humanos, processos de aproximação com grupos ilegais, planos contra o narcotráfico e assuntos econômicos. No entanto, um dos assuntos que não estavam na agenda é a possível compra de aeronaves americanas para substituir o IAI Kfir, o que pareceu estranho. Em uma entrevista pós-encontro com Lloyde, o ministro respondeu a uma série de perguntas sobre este assunto.
Primeiramente, reiterou que o plano de substituição da frota de Kfir, que encerra sua vida útil no primeiro semestre do próximo ano, está mantido. “Dentro do Sistema de Defesa Nacional, no projeto que tem de sustentar as capacidades das Forças Armadas, está prevista a substituição, não só do kfir, mas de muitos elementos que estão a atingir a idade da obsolescência”.
No caso das aeronaves, estão recebendo propostas para definir como seria a aquisição e em que condições. O ministro confirmou que uma dessas possibilidades tem a ver com a empresa sueca Saab comprar aeronaves do tipo Gripen E. Embora não descartem a compra de F-16 americanos. “Não houve nenhuma conversa com o governo dos Estados Unidos, é uma decisão exclusiva do governo colombiano. O que o Presidente Petro propôs é conseguir os melhores benefícios para o país. Se isso se consolidar, será feita a compra mais lucrativa para a Colômbia”.
Apesar do aceno ao Gripen, que poderia ser produzido inclusive no Brasil, a chance é pequena por um fator simples. Recursos. A possibilidade de compra real da FAC hoje recai sobre uma aeronave usada, com poucas chances para o F-16V ou o Gripen E, e zero para o Typhoon. Talvez se a Saab oferecer Gripens C/D, a chance aumente. Outro que como o Gripen surgiu nos últimos dias, é o Rafale. A França de Emanuel Macron co
Jornais da Colômbia também apostam ser provável que a FAC fique sem os Kfir e sem o novo caça.
Aliás este gap é provável, uma vez que os Kfir devem parar em 2023 e, se não for uma aeronave usada, a FAC só voltaria a ter uma aeronave de combate supersônica em alguns anos, tempo para produzir e entregar, seja um F-16V ou Gripen E.
@CAS