Colômbia recebeu os primeiros UH-60A+ Black Hawk doados pelos EUA. A Polícia Nacional da Colômbia (PNC) recebeu dos Estados Unidos os três primeiros helicópteros Sikorsky UH-60A+ Black Hawk, de um total de doze unidades doadas ao país sul-americano. As aeronaves chegaram na Colômbia em 15 de setembro, a bordo do C-17A Globemaster III, matrícula 02-1101, operado pela 911th Air Wing da USAF.
Nas fotos do desembarque dos helicópteros é possível que pelo menos dois deles tem a camuflagem e símbolo da Força Aérea do Afeganistão (um deles identificado como sendo o AAF 23308 / US Army 79-23308). Possivelmente eles foram retirados do país em agosto de 2021, antes da tomada de Cabul pelo Talibã.
Curiosamente, o departamento de comunicação social da PNC tomou o cuidado de editar uma das imagens, cobrindo o símbolo do Afeganistão, conforme abaixo:
Em um pronunciamento nas suas redes sociais, o presidente colombiano, Gustavo Petro, disse que esses três Black Hawk serão utilizados por uma unidade de elite da PNC, especializada em operações de proteção ambiental e combate à crimes como o desmatamento.
Este gobierno tiene el compromiso de la protección de la selva amazónica. Hemos recibido tres helicópteros Black Hawk de Estados Unidos y serán utilizados por un cuerpo élite que cuidará del medioambiente y combatirá delitos como la deforestación. pic.twitter.com/Opm3p1oZDF
— Gustavo Petro (@petrogustavo) September 16, 2022
Atualmente a Polícia Nacional da Colômbia opera uma frota de 19 helicópteros Black Hawk, sendo nove UH-60L recebidos a partir do final de 1999, e dez UH-60A entregues a partir de meados de 2017. Com esse novo lote, a frota da PNC passará a contar com 31 helicópteros Black Hawk.
@FFO