Colômbia manterá os IAI Kfir operacionais até o final de 2024. A Força Aérea Colombiana (FAC) renovou o contrato com a empresa Israel Aerospace Industries (IAI) para suporte e manutenção da frota de caças Kfir COA. O objetivo é mantê-los operacionais até o final de 2024.
O contrato de aproximadamente US$ 6 milhões, envolve a realização de inspeções programadas, manutenções não programadas, revisões de 25/75/400 horas, além de inspeções nos motores J-79J1EQD e atuação em panes na linha de voo. O documento prevê um mínimo de 487 horas de voo por ano para toda a frota e, se necessário, o acréscimo der 105 horas/ano.
Os serviços da IAI serão realizados nas instalações do Grupo Técnico do Comando de Combate Aéreo nº 1, localizado na Base Aérea de Puerto Salgar, em Cundinamarca. O contrato com a fabricante israelense é uma extensão do que já vinha sendo realizado desde 2016, quando a FAC optou por transferir a manutenção dos Kfir para a IAI.
A Colômbia arrasta por mais de uma década o processo para substituir a envelhecida frota de 22 caças supersônicos IAI Kfir, cuja vida útil está cada vez mais próxima do final. Para isso, foram selecionados quatro candidatos preferenciais, o Eurofighter Typhoon, o SAAB JAS-39 Gripen E/F, o Lockheed F-16V Block 70 e o Dassault Rafale.
Recentemente o presidente Gustavo Petro, em uma medida inesperada, anunciou sua decisão de comprar um lote de caças franceses Dassault Rafale, o que acabou gerando uma onda críticas no país. A contestação sobre a decisão de Petro acabou causando a suspensão temporária da negociação, que voltou novamente ao compasso de espera.
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