Colômbia desativou seu último C-130B Hércules. A Força Aérea Colombiana (FAC) recentemente retirou de operação o seu último C-130B Hércules, após mais de 60 anos de serviços. A aeronave era a única remanescente do lote inicial de três recebidos pela FAC no final da década de 1960.
O último C-130B colombiano, matrícula FAC1001, foi um dos dois “Bravos” (B) comprados da Força Aérea Canadense em 1968. A sua aposentadoria foi possível após o governo receber em doação dos Estados Unidos, três C-130H da frota excedente da USAF.
Fabricado em novembro de 1960, o veterano FAC1001 está em um hangar do Comando Aéreo de Transporte Militar (CATAM), localizado na área militar do Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, onde serve como fonte de peças (spare parts) para o restante da frota operacional.
Em 1968, o governo colombiano negociou com o Canadá dois C-130B Hércules (FAC1001 e FAC1002), seguido do terceiro (FAC1003). Em 1984 foram incorporadas dois C-130H (FAC1004 e FAC1005) e em 1987 mais oito C-130B (FAC1006 a 1013) dos EUA. No início da década de 2000, a FAC comprou um C-130H da Itália (FAC1015) e mais recentemente, em 2021, outros três últimos C-130H ex-USAF (FAC1016, FAC1017 e FAC1018). Três foram perdidos em acidentes: FAC 1002 (1969), FAC 1003 (1982) e FAC 1007 (1991).
Atualmente a FAC possui seis C-130H Hércules operacionais, matriculados FAC1004, FAC1005, FAC1015, FAC1016, FAC1017 e FAC1018, todos reunidos no Esquadrão de Transporte 811.
@FFO