No dia 1º de julho de 2020 a Força Aérea da Colômbia (FAC) informou que recebeu o último dos 14 aviões Embraer EMB-312 Tucano, que foram modernizados pela empresa Colombian Aeronautic Industry Corporation (CIAC). O programa, que levou ao todo seis anos, modernizou toda a frota, que com isto, passa a ter mais 15 anos de vida operacional.
O retrofit envolveu a troca das asas e do trem de pouso, além de uma nova suíte de aviônicos fornecida pela Rockwell Collins (agora Collins Aerospace), disposta em um glass cockpit da Cobham, que substituiu o antigo cockpit analógico. O novo painel é dominado por dois displays multifuncionais. Além das modernizações, a CIAC também realizou uma revisão completa em cada aeronave, o que incluiu uma inspeção estrutural, a substituição de certos componentes estruturais desgastados, revisão geral das unidades de energia e hidráulica, controle de corrosão e nova pintura. Com a modernização as aeronaves passaram a ser designadas na FAC como AT-27M. A última aeronave foi entregue dia 30 de junho ao Escuadrón de Combate 212 – “Tucanos” pertencente ao Grupo de Combate 21, com sede em Apiay, única unidade de AT-27M colombiana que cumpre missões de ataque, interdição e contra insurgência (COIN).
A modernização dos AT-27M colombianos só corrobora que é possível a Força Aérea Brasileira entender a vida dos nossos T-27, responsáveis hoje pela formação dos Cadetes do 4º ano da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP, por mais alguns anos.