Colômbia comprará 16 caças Saab Gripen E. Após o presidente colombiano, Gustavo Petro, anunciar a opção pelos caças suecos Saab Gripen E para substituir a envelhecida frota de Kfir da Força Aérea Colombiana (FAC), surgem mais detalhes do negócio.
De acordo com a agência Reuters, o Major General Carlos Silva, Vice Comandante FAC, o governo planeja comprar no mínimo 16 caças Saab Gripen E, um número que poderá aumentar para até 24 jatos. Não foi divulgado o valor do negócio, que será definido durante o processo de negociação do contrato.
O presidente Petro anunciou a decisão após uma reunião realizada na sede do governo colombiano que contou com a presença de Petro, da embaixadora sueca no País, Helena Storm, do presidente da Saab AB, Micael Johansson, e de vários ministros.
A decisão da Colômbia coloca fim a uma novela de alguns anos envolvendo a substituição dos supersônicos israelenses Kfir da FAC, que já atingiram o final da sua vida útil operacional. O Saab Gripen venceu dois fortes concorrentes, o Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon dos EUA e os Dassault Rafale da França.
No final de 2022, o governo de Petro chegou a anunciar sua decisão de compra 16 caças Rafale franceses por cerca de US$ 3 bilhões. Porém, o impacto negativo da notícia na sociedade, principalmente devido ao alto valor envolvido e a falta de transparência no negócio, fez o governo voltar atrás e cancelar o pré-acordo com a Dassault.
A Colômbia se junta ao Brasil com operadora do caça sueco Saab Gripen E na América do Sul, que também concorre no Peru pelo contrato que busca um substituto para seus caças MiG-29 e Mirage 2000.
@FFO